Gatos8 minutos leitura
Alimentação do Gato: consulte o nosso guia completo com os conselhos dos especialistas

Alimentação do Gato: consulte o nosso guia completo com os conselhos dos especialistas

A alimentação do gato deve ser equilibrada e incluir os nutrientes indispensáveis às suas necessidades, contribuindo assim para uma vida saudável e feliz. 

Assim sendo, a dieta do gato deverá ser ajustada consoante a idade, peso, estilo de vida ou condição clínica. Para além disso, é essencial reforçar a ingestão de água, devido à predisposição do gato para problemas renais. 

Neste guia sobre a alimentação do gato reunimos os conselhos dos profissionais em Nutrição Fisiológica e Dietética para esclarecer todas as suas dúvidas. 

No final da sua leitura, ficará a saber como deve ser a alimentação do gato em cada fase de vida; os benefícios da ração seca para gato e dos alimentos húmidos e a importância da água enquanto aliada na manutenção do trato urinário. Saberá também quais os cuidados a ter com o local da alimentação do seu gato.

Desejamos uma boa leitura!

gato a comer ração

Uma alimentação equilibrada e nutritiva é uma fonte de saúde para o seu gato

 

Como deve ser a alimentação do gato em cada etapa de vida?

Cada etapa de vida apresenta necessidades nutricionais específicas. Por este motivo, a alimentação do gato deve ajustar-se às exigências das diferentes fases de crescimento, com vista a garantir um desenvolvimento saudável.

Para que compreenda melhor como deve ser a alimentação do gato ao longo da sua vida, dividimos em três momentos os cuidados a ter em conta: 

Gato Bebé (1 mês a 12 meses):

A alimentação do gato recém-nascido é feita de leite materno, sempre que possível. Esta fase decorre até ao início do desmame que, num cenário ideal, acontece por volta das 4-6 semanas de vida. 

gato bebé a alimentar-se

Para facilitar a transição para a ração seca, poderá humedecê-la

Alimentação do gato bebé de 1 mês a 2 meses

É neste momento que deve ser introduzida a comida sólida adequada à idade e água fresca em pequenas quantidades. Os gatinhos têm dificuldade em manter os níveis de glicemia controlados, por isso devem fazer várias refeições com pequenas porções durante o dia.

Pode ser fornecida ração húmida devido à facilidade de digestão, mas é fundamental que desde cedo se habitue à ração seca. 

Alimentação do gato bebé a partir dos 3 meses

Agora o gato já deve ter uma rotina alimentar bem definida. Ao optar pela comida comercializada, deve medir as doses pelas indicações do fabricante que se encontram na embalagem, que combinam o peso, idade e estilo de vida do animal. 

Gato Adulto 

A partir dos 12 meses deve ser alterada a alimentação do gato para a idade adulta. Existem várias opções conforme o estilo de vida. É preciso conhecer os seus hábitos para fazer uma boa gestão da dieta do gato.

gato adulto a comer ração

Conheça o estilo de vida do seu gato para que os alimentos correspondem às suas reais necessidades

 

Os gatos têm a particularidade de serem petisqueiros e por vezes comem mais do que a dose diária recomendada. Alguns, por terem acesso ao exterior, fazem “refeições fora”.  

Por esses motivos, deve-se manter a dose indicada, controlar o peso e a ingestão de água para que tenha uma vida saudável.

Gato Sénior

Durante o processo de envelhecimento, a alimentação do gato deve ser ajustada à sua condição. 

Nesta fase, o gato sénior começa a apresentar alterações físicas e comportamentais devido ao avançar da idade ou a alguma doença que possa ter adquirido. Veja como a alimentação do gato deve ser adaptada às seguintes situações: 

Problemas renais

Trata-se de uma das doenças mais comuns do gato sénior. A alimentação deve responder a este tipo de condição, sendo diminuído por exemplo, o teor fósforo da sua dieta. A ingestão de água deve ser priorizada com vista a manter a saúde do trato urinário. 

Dificuldades digestivas

Trata-se de uma condição comum associada à longevidade. Quando surgem dificuldades digestivas, é necessário elevar a digestibilidade e palatabilidade dos nutrientes como a gordura e a proteína.

Perda de dentes ou gengivites

Nestes casos pode ser benéfico optar por texturas mais pastosas como os alimentos húmidos para ajudar na mastigação.

O aconselhamento do médico veterinário sobre a alimentação do gato é importante em todas as fases da vida, no entanto, quando o gato atinge o estatuto de sénior torna-se fundamental para garantir um maior conforto e bem-estar na velhice.

Ração seca ou húmida? Qual a melhor alimentação para o Gato? 

Existe uma grande variedade comercial de alimentos para gatos com vista a satisfazer as necessidades e os caprichos de cada animal.   

Uma das dúvidas mais comuns em relação à alimentação do gato relaciona-se com o tipo de ração: seca ou húmida? Na verdade, cada uma desempenha o seu papel na alimentação do gato, apresentando mais-valias que vale a pena compreender. Veja:

Quais as vantagens da Ração Seca para gato?

  • O alimento seco é mais prático e facilita o controlo da dosagem certa; 

  • A sua textura ajuda na manutenção da saúde oral; 

  • Esta comida apresenta uma durabilidade superior à comida húmida quando exposta;

  • Os gatos tendem a gostar mais de comida crocante em comparação com a húmida que suja os seus bigodes.

Quais os benefícios da Ração Húmida para gato?

  • Esta comida por norma é mais saborosa, satisfazendo o gosto mais requintado de alguns gatos;

  • A sua elevada percentagem de água contribui para o aumento da hidratação; 

  • Este alimento é útil em determinadas etapas da vida do gato, por exemplo quando são séniores e têm dificuldades de mastigação. 

A mistura da ração e da ração húmida na alimentação do gato pode acrescentar valor nutricional, sendo necessário ter sempre em consideração as características do felino. O médico veterinário também pode ajudar a escolher qual a alimentação do gato mais aconselhável.

Como deve ser o local para a Alimentação do Gato? 

Agora que já sabe como deve ser a alimentação do gato em cada etapa da vida e os benefícios da ração seca e da ração húmida, é importante que tenha também em atenção o local onde o gato se alimenta.

Regra geral, os gatos são seres de hábitos e muito vulneráveis à alteração das rotinas, o que induz a situações de stress. Neste sentido, aconselhamos que o local da refeição seja fixo, tranquilo e longe da liteira. 

A seleção dos comedouros e bebedouros também é importante na alimentação do gato. O metal deve ser o material privilegiado pela sua facilidade de limpeza. No entanto, devido ao ruído que provoca, alguns animais mais sensíveis podem sentir-se amedrontados. Nestes casos, o plástico é uma opção mais silenciosa. 

Hoje em dia, verifica-se um aumento da procura por comedouros elevados, que facilitam a digestão e evitam os refluxos ao manterem o gato numa posição confortável, com o esófago e estômago alinhados. 

Esta é uma boa escolha para a alimentação do gato, mas pode depender das características do animal. Em caso de dúvida em relação a esta solução, é recomendável consultar o médico veterinário.

Qual é a importância da água na Alimentação do Gato?

Da mesma forma que a água é um nutriente essencial para uma dieta equilibrada nos seres humanos, a hidratação também representa igual valor na alimentação do gato.

gato a beber água

A água é fundamental para o bom funcionamento do trato urinário e do sistema digestivo do gato

 

Para além do motivo óbvio que é saciar a sede, a água é fundamental para promover o bem-estar e garantir a saúde do gato: 

  • Proporciona o bom funcionamento do sistema digestivo; 

  • Evita a desidratação que pode conduzir a outros problemas de saúde mais graves;

  • Previne o desenvolvimento de doenças do trato urinário, insuficiências renais.

Os gatos têm uma predisposição para desenvolver doenças do trato urinário, muitas vezes originadas por longos períodos de privação de água. Neste sentido, é necessário garantir a inclusão da água na alimentação do gato, com vista a contrariar a sua tendência natural para beber pouca água.

Como ajudar o gato a beber mais água?

Existem alguns conselhos que são muito úteis nesta tarefa que é a de estimular um gato a beber mais água. Veja: 

  • Manter a água sempre limpa e fresca para evitar contaminações;

  • Fornecer alimentação húmida ou humedecida para complementar a hidratação;

  • Optar por sistemas de “água corrente”, como fontes, que despertam a curiosidade inata do felino e são um incentivo para beber água. 

Considerações finais sobre a Alimentação do Gato

A atual variedade comercial de comida para gato permite proporcionar uma alimentação saudável e de alto valor nutricional aos animais. Existem opções para todas as fases do seu crescimento e raças, assim como para condições específicas como a esterilização, a regulação do excesso de peso, a perda de pelo, sensibilidade digestiva, saúde oral, entre outras. 

A escolha da alimentação do seu gato deve ter em conta diversos fatores, como as especificidades da raça, peso, estilo de vida e doenças associadas. A melhor forma de garantir uma alimentação adequada e que corresponda às necessidades do seu gato é através do aconselhamento médico veterinário e da elaboração de um plano nutricional.

Saiba que pode confiar na Agrivet e na orientação dos seus profissionais. Entre em contacto connosco e conheça o nosso serviço de nutrição fisiológica e dietética e esclareça as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato e quais as melhores escolhas para a sua dieta. 

A leitura deste artigo não substitui a consulta com um médico veterinário que poderá aconselhar sobre as necessidades nutricionais, de acordo com a raça, idade e condições clínicas do animal de estimação em questão. 

Artigos Relacionados

Consultas, Exames e tratamentos em casa