ATENDIMENTO 24H (Hospital Veterinário de Torres Vedras): 932 996 364
Chamada para a rede móvel nacional
Índice
1. Castração de cães e de gatos: em que consiste o procedimento?
2. Quais os tipos de castração de cães e de gatos que existem?
3. Como é feita a esterilização de cadelas e de gatas por Laparoscopia?
4. Quais as vantagens da esterilização de cadelas e de gatas por Laparoscopia?
A castração de cães e gatos é sempre um tema que se deve ter em conta pois terá impacto na vida do seu animal de estimação e na da sua família. Sujeitar um cão ou um gato a uma cirurgia é uma decisão que precisa ser ponderada. No caso das fémeas, este tipo de cirurgia pode contar com os avanços da Medicina, existindo técnicas cirúrgicas menos invasivas, como é o caso da Laparoscopia.
Vamos ajudar a esclarecer as suas dúvidas e após a leitura do artigo terá as respostas para as seguintes questões:
Em que consiste a castração de cães e gatos?
Quais os tipos de castração de cães e castração de gatos que existem?
Como é feita a esterilização de cadelas e de gatas por Laparoscopia?
Quais as vantagens da esterilização de cadelas e de gatas por Laparoscopia?
Quando a castração pode ser feita?
Existem mais-valias na castração de cães e de gatos?
Esclareça as suas dúvidas sobre castração e esterilização por laparoscopia com o nosso artigo
A castração de cães e de gatos consiste na remoção cirúrgica das gónadas, ou seja, dos órgãos onde são formadas as células reprodutoras. Na castração de machos são removidos os testículos e na esterilização das fêmeas são retirados os ovários ou ovários e útero, dependendo da análise que o veterinário faz.
No caso dos machos, a castração também é conhecida por Orquiectomia (remoção dos testículos).
No caso das fémeas, a esterilização pode consistir numa Ovariectomia (remoção dos ovários) ou numa Ovariohisteroctomia (remoção dos ovários e útero).
O procedimento tradicional nas fémeas realiza-se através de uma incisão no abdómen, com cerca de 5 a 10 cm, em que são removidas as gónadas. No entanto, existe um método menos invasivo que traz vantagens tanto para os tutores quanto para as gatas e cadelas: a Laparoscopia.
Sublinhamos que, independentemente dos métodos utilizados, tanto a castração de cães e gatos, como a esterilização de gatas e de cadelas são procedimentos cirúrgicos, cuja decisão de realização deve ser conversada com o médico veterinário.
A Laparoscopia é um procedimento cirúrgico de mínima invasão. Nesta técnica é feita uma pequena incisão na região do abdómen, na qual são inseridos os instrumentos cirúrgicos que permitem a visão interna do organismo através de uma câmara de vídeo. Desta forma, os órgãos são melhor visualizados e o trauma na extração das gónadas é menor.
A Laparoscopia permite uma recuperação mais rápida dos animais de estimação
Existem grandes vantagens na esterilização por Laparoscopia, veja:
Menos dor: os tecidos são removidos sem rasgar e sem tração, pelo que a dor sentida pelo animal de estimação é menor.
Recuperação mais rápida: após o procedimento, e estando recuperados da anestesia, têm alta médica. Poderá ser sugerido a utilização do colar isabelino mesmo as feridas sendo muito pequenas.
Menor risco de hemorragias: havendo apenas dois furos no abdómen, o risco de hemorragias diminui.
Redução da probabilidade de infeções pós-operatórias: como se evita a exposição do abdómen, também existe uma menor exposição a agentes patogénicos.
Cada animal é único e a idade ideal para a castração de cães e gatos e esterilização das fémeas depende da avaliação feita pelo médico veterinário que irá ter em conta fatores como o estilo de vida, a condição clínica, entre outros.
No entanto, existem algumas recomendações base que servem como linhas orientadoras:
De forma genérica, o principal benefício de castrar um gato ou cão e esterilizar as fémeas relaciona-se com a inexistência de gestações indesejadas, o que contribui para um melhor controlo populacional. No entanto, dependendo do sexo do animal, a castração apresenta benefícios diferentes.
Regra geral, os benefícios de castrar cães e gatos machos são:
Diminuição de marcação de território e de comportamentos mais agressivos
Prevenção de problemas da próstata
Regra geral, os benefícios de esterilizar as fêmeas são:
Redução da probabilidade de aparecimento de neoplasias mamárias
Prevenção do desenvolvimento de infeções uterinas e outras doenças no sistema reprodutivo
Diminuição de comportamentos associados ao cio.
Na Agrivet, realizamos cirurgias de castração de cães e de gatos, bem como a esterilização de gatas e de cadelas por laparoscopia, entre outros procedimentos cirúrgicos. Com recurso a equipamentos modernos e de alta tecnologia, os nossos médicos veterinários possuem o conhecimento e a experiência necessária para aconselhar e realizar o procedimento mais eficaz para o seu animal de estimação.
Conte com o apoio e cuidados da nossa equipa de profissionais e fale connosco para esclarecer as suas dúvidas sobre a castração de cães e de gatos e esterilização de fémeas por Laparoscopia.
A leitura deste artigo não substitui a consulta com um médico veterinário. A melhor forma de esclarecer as suas dúvidas sobre castração de cães ou de gatos é através de uma consulta veterinária, onde o seu animal de estimação será observado por um profissional.
Consultas, Exames e tratamentos em casa