Cães8 minutos leitura
Dicas para viajar com o seu animal de estimação

Dicas para viajar com o seu animal de estimação

Queremos que as viagens com o seu patudo sejam uma experiência positiva para toda a família, mas sabemos que podem trazer alguns desafios! O treino do seu animal e o planeamento atempado e detalhado de cada viagem, podem fazer a diferença. Siga estas dicas que reunimos para si:

Planeie o destino, o alojamento e o transporte

Comece a preparação da vossa viagem com antecedência. Pondere se o seu animal será bem-vindo no destino desejado e que requisitos de acesso e permanência deverá cumprir, incluindo no alojamento.

Quanto ao meio de transporte, utilizar carro próprio pode facilitar a viagem com o seu pet, mas também é possível transportá-lo de autocarro, comboio, barco ou avião - informe-se com cada empresa sobre as regras a cumprir, incluindo cuidados médicos exigidos, uso de açaime ou de caixa transportadora, por exemplo.

Pet caixa transporte avião.jpg

Consulte o Médico Veterinário

Além de ser importante atualizar as vacinas e desparasitações regulares, antes da viagem pode ser necessário reforçar e registar alguns cuidados específicos, por exemplo nas seguintes situações:

  • Requisitos para admissão num hotel para animais;

  • Requisitos para entrada num país estrangeiro, incluindo emissão de passaporte;

  • Proteção contra doenças prevalentes no destino;

  • Controlo de enjoos ou de ansiedade associados à viagem;

  • Cuidados específicos para animais idosos ou em tratamento.

Faça a marcação de consulta ou um pedido de contacto no nosso site ou ligue diretamente para uma das unidades Agrivet. Para sua comodidade e para conforto do seu pet, temos também disponível o serviço de Veterinário ao Domicílio.

Prepare a mala de viagem do seu patudo

Para que não deixe nada para trás, criámos uma lista de itens a considerar incluir na mala do seu patudo:

  • Boletim de saúde ou passaporte atualizados;

  • Medicação habitual e outra medicação que já tenha sido prescrita para utilizar em urgência (por exemplo, para controlo de convulsões);

  • Trela, coleira e sacos higiénicos. Se tem um gato, pondere levar a areia do costume.

  • Tigelas, alimento e snacks a que ele está habituado. Não se esqueça de água para a viagem;

  • A manta e/ou a caminha que ele conhece;

  • O brinquedo preferido;

  • Protetor solar para animais.

Pode ser útil ter um número de urgência imediatamente disponível na sua lista de contactos. Registe o número do Hospital Agrivet de Torres Vedras - 932 996 364 (disponível 24h) - e informe-se sobre os serviços veterinários existentes no local de destino.

Gato na mala de viagem.jpg

Priorize a segurança!

  • No caso das viagens de carro, é recomendado transportar o seu animal ou numa caixa transportadora (que deve ser espaçosa, arejada e de fácil higienização), ou com um cinto de segurança para animais, acoplado a um peitoral seguro e confortável. Informe-se com as autoridades sobre as regras em vigor.

  • Sobretudo nos meses quentes, nunca deixe o seu animal sozinho no carro, mesmo que esteja à sombra e/ou com as janelas um pouco abertas. A temperatura no interior aumenta muito e rapidamente, existindo risco de golpe de calor.

  • Mesmo que o seu pet tenha microchip aplicado e registado, considere colocar o seu contacto telefónico visível na coleira, para facilitar o vosso reencontro em caso de necessidade.

Ajude o seu patudo a ultrapassar a ansiedade

As viagens podem representar uma fonte de stress para muitos animais, não só porque implicam sair do seu "território" (o que os deixa inseguros), mas também porque envolvem movimentos, ruídos e circunstâncias desconhecidas (o que provoca medo).

Com bastante antecedência, habitue o seu pet a tudo o que rodeia as viagens, de forma gradual e positiva. Por exemplo, comece por deixar a caixa transportadora acessível em casa e com estímulos interessantes no interior (snacks valiosos, uma manta confortável, etc). Na etapa seguinte, habitue o seu animal a entrar e a permanecer no carro desligado. Só mais tarde inicie as viagens, que primeiramente devem ser breves.

Não avance para a etapa de treino seguinte, sem que ele esteja confortável na anterior. E nunca se esqueça de recompensar o comportamento calmo, recorrendo a elogios, festas ou biscoitos!

Se esta habituação não for suficiente, fale connosco para podermos ajudar. Existem alternativas naturais ou medicamentosas disponíveis e que devem ser adaptadas a cada caso por um Médico Veterinário.

Gato em caixa transportadora aberta.jpg

Ajuste os últimos detalhes

Modere a refeição do seu animal antes da viagem, para evitar os enjoos. Se ele costuma vomitar, fale connosco para podermos apresentar alternativas seguras e eficazes.

Se vão viajar de carro, prefira fazê-lo nas horas menos quentes e mais calmas do dia. Ajuste a condução e mantenha o ambiente fresco e pouco ruidoso.

Sempre que possível, planeie paragens pelo menos a cada 2 horas e permita ao seu patudo movimentar-se e fazer as necessidades. Aproveite esta pausa para lhe oferecer um pouco de água e muito mimo!

Contacte-nos para planear a sua visita à Agrivet. Desejamos-lhe uma viagem feliz e segura, na boa companhia do seu melhor amigo!

Cão na mochila acampamento.jpg

A leitura deste artigo não substitui a consulta com um médico veterinário que poderá aconselhar sobre o Plano de Vacinação mais adequado para o seu cão, tendo em conta a idade, o estilo de vida, bem como a região onde reside, entre outros fatores importantes.

Artigos Relacionados

Consultas, Exames e tratamentos em casa