Doenças de Pele nos Gatos: saiba como se manifestam e quais as formas de tratamento

O diagnóstico das doenças de pele nos gatos deve ser sempre feito durante uma consulta de dermatologia. No entanto, conhecer as patologias dermatológicas que podem afetar o seu animal de estimação e saber identificar os possíveis sinais pode ser uma mais-valia para os tutores e também para os gatos.

Tutores melhores informados sobre as questões de saúde dos seus animais de estimação, são tutores atentos que podem identificar sinais de doenças e, ao levar o seu animal ao médico veterinário, contribuir para acelerar um diagnóstico. E quanto mais cedo as doenças forem diagnosticadas, maior pode ser a taxa de sucesso dos tratamentos e a probabilidade de cura.

gatos bebés dentro de um cesto

Leia o nosso artigo e conheça alguns sinais das doenças de pele nos gatos

4 doenças de pele nos gatos que merecem a sua atenção

Vamos abordar quatro doenças de pele nos gatos: Dermatofitose, também conhecida por Tinha, Acne Felino, Dermatite Atópica e Dermatite Alérgica à Picada da Pulga.

Por serem doenças dermatológicas comuns nos gatos, é possível que já tenha ouvido falar em alguma delas. Veja:

Dermatofitose (Tinha)

A Dermatofitose, também conhecida de uma forma mais popular como Tinha ou Micose de Gato, é uma infeção fúngica. É causada por um fungo que se aloja na pele do gato e que se “alimenta” de queratina, presente na derme, pelo e unhas. Pode ser transmitida a outros animais e, por ser uma doença zoonótica, também ao ser humano.

O que causa a Dermatofitose?

Os fungos causadores da dermatofitose são:

• Microsporum Canis (o mais comum e que aparece em 98% dos casos);

• Trocophyton Mentagrophytese;

• Microsporum Gypseum.

Estes fungos podem estar presentes noutros animais ou nos ambientes, bem como em escovas, pentes e camas. Esta infeção é mais comum nos gatos mais jovens, imunodeprimidos ou debilitados e com pelo mais comprido.

Quais os possíveis sinais da Dermatofitose?

Entre os sinais comuns da dermatofitose e aos quais deve ter atenção, destacamos:

• Queda de pelo;

• Dermatite na orelha do gato, no focinho e membros anteriores (em animais mais jovens);

• Inflamação;

• Eritema;

• Hiperpigmentação;

• Prurido.

Como é feito o tratamento da Dermatofitose?

O tratamento desta doença de pele dos gatos pode ser feito através de diferentes ações combinadas.

Além da tosquia e do uso de champôs e cremes antifúngicos, pode ser administrada medicação para combater os fungos. Outra das ações é a descontaminação do ambiente, através da limpeza dos locais onde o animal vive e da lavagem dos têxteis com água quente. Aconselha-se também a eliminação dos acessórios do animal (escovas, coleiras, camas, entre outros).

Se o seu gato apresenta sinais de Dermatofitose, aconselhamos que consulte um médico veterinário para a prescrição do tratamento mais indicado.

Acne Felina

Esta é uma doença de pele dos gatos comum e afeta, sobretudo, os animais adultos. Regra geral, verifica-se na zona do queixo e lábio inferior.

O que causa a Acne Felina?

A Acne Felina pode surgir devido à produção de sebo em excesso, autolimpeza ineficiente, obstrução do folículo piloso ou produção disfuncional de queratina.

Quais os possíveis sinais da Acne Felina?

Entre os possíveis sinais desta doença, encontram-se:

• Pontos pretos / borbulhas;

• Cicatrizes e quistos;

• Inchaço;

• Inflamação.

Como é feito o tratamento da Acne felina?

Existem três formas de tratamento da Acne: tópico, o mais comum, através da administração de medicamentos, em casos mais críticos, ou com recurso a antibióticos, se houver infeção.

Apenas o médico veterinário poderá decidir sobre o tratamento mais adequado para a Acne Felina, através da observação do animal.

Dermatite Atópica

A Dermatite Atópica é uma alergia com diferentes graus de intensidade e que pode afetar o gato de uma forma mais ou menos severa, consoante o caso.

O que causa a Dermatite Atópica?

Trata-se de uma alergia que pode ser causada por três tipos de alérgenos: Pólens, Ácaros e Fungos. A incidência é, regra geral, maior na Primavera e no Verão, sendo os gatos mais novos (1 a 3 anos) os mais afetados.

Quais os possíveis sinais da Dermatite Atópica?

A Dermatite Atópica pode apresentar como sinais:

• Prurido;

• Queda de pelo;

• Infeção na pele causando mau odor, numa fase já avançada;

• Vermelhidão no abdómen, axilas, face, orelhas e patas;

• Pústulas no abdómen;

• Otites;

• Pele grossa;

• Pouco pelo e sem brilho

• Feridas na pele do gato.

Qual o tratamento da Dermatite Atópica?

O tratamento para as alergias apenas controla os sinais, com vista a garantir a melhoria da qualidade de vida do gato.

Entre as principais medidas a adotar, aconselhamos que evite sair com o seu gato em alturas de crise alérgica para locais com muita vegetação em dias secos, quentes e ventosos. Outra boa prática é aspirar e retirar as almofadas dos locais que o gato frequenta, bem como usar produtos contra os ácaros, camas e colchões antialérgicos, além de ventilar o local onde o animal dorme.

Para um melhor aconselhamento sobre a Dermatite Atópica, deverá consultar um médico veterinário

Dermatite Alérgica à Picada da Pulga

As pulgas são o parasita que causam esta doença de pele nos gatos. Trata-se do parasita mais frequente nos animais de estimação, alimentando-se do seu sangue através de picadas.

O que é a Dermatite Alérgica à Picada de Pulga?

É uma doença de pele dos gatos comum e desenvolve-se nos gatos que têm alergia à saliva da pulga.

Quais os possíveis sinais da Dermatite Alérgica à Picada de Pulga?

Os sinais que o seu gato pode apresentar são:

• Lamber-se em demasia;

• Arrancar o próprio pelo;

• Ter crostas vermelhas na pele e descamação;

• Apresentar falhas de pelo e a pele num tom mais escuro;

Qual o tratamento da Dermatite Alérgica à Picada de Pulga?

A única forma de controlar esta doença é através da eliminação das pulgas, bem como dos ovos e das larvas, na maior parte invisíveis a olho nú.

Além da utilização de medicamentos para controlar as pulgas, o tratamento passa também por garantir uma boa higienização dos locais que o gato frequenta. Poderá também ser administrada medicação, como antibióticos, no caso de haver uma infeção bacteriana.

Na Agrivet, temos uma equipa de profissionais sempre disponíveis para aconselhar sobre o melhor tratamento para as doenças de pele do seu gato. No Hospital Veterinário de Torres Vedras, aberto 24 horas por dia, e na Clínica Veterinária de Mafra tem acesso aos serviços de Dermatologia, Nutrição, Geriatria, Internamento, Vacinação, entre outros. Fale com os nossos profissionais especializados e agende hoje mesmo a sua consulta.

A leitura deste artigo não substitui a consulta com um médico veterinário. Apenas este profissional poderá fazer um diagnóstico conclusivo sobre qualquer doença de pele que afete o seu gato.