Gatos8 minutos leitura
Ecocardiografia em gatos: respondemos às 8 dúvidas mais comuns

Ecocardiografia em gatos: respondemos às 8 dúvidas mais comuns

A ecocardiografia em gatos é um exame de imagiologia fundamental na medicina veterinária, contribuindo para o diagnóstico de doenças cardíacas congénitas e adquiridas e situações clínicas relacionadas com o coração. 

Os exames que recorrem a imagens são importantes meios que permitem um diagnóstico mais preciso e desta forma ajudam a definir o tratamento mais adequado. 

No caso das doenças do coração, o diagnóstico precoce é ainda mais importante: quanto mais cedo um gato cardiopata começar a ser acompanhado, maiores são as probabilidades de ter uma melhor qualidade de vida.

Neste artigo, tivemos em conta as dúvidas mais comuns sobre a ecocardiografia em gatos e esclarecemos tudo o que precisa saber sobre este exame que avalia a saúde do coração do seu animal de estimação.  

 

1. Como é a ecocardiografia em gatos?

A ecocardiografia em gato é uma exame de imagiologia que utiliza a tecnologia de ultrassons e doppler para obter imagens de toda a estrutura do coração, bem como o fluxo sanguíneo entre as câmaras cardíacas e os vasos sanguíneos. 

O médico veterinário conduz a sonda pelas zonas que pretende observar e vai acompanhando as imagens no ecrã. 

 

2. O que a ecocardiografia permite observar nos gatos?

Uma ecocardiografia no gato permite avaliar a dimensão das câmaras cardíacas, a espessura do tecido muscular que as sustenta, avaliar as válvulas cardíacas e verificar a existência de lesões nessas zonas. 

Também se consegue analisar a estrutura dos vasos sanguíneos e a velocidade do fluxo sanguíneo, por exemplo.

Desta forma é possível ainda avaliar a saúde da membrana que envolve o coração, o pericárdio, identificar a presença de coágulos de sangue no coração, bem como de vasos sanguíneos anómalos e a existência de neoplasias. 

 

3. Quais os problemas cardíacos que uma ecocardiografia em gatos pode revelar?

A ecocardiografia no gato pode revelar uma estenose aórtica, que consiste no estreitamento da válvula aórtica, levando a uma sobrecarga do coração para bombear o sangue, e ainda outras doenças cardíacas adquiridas ou congénitas. Tais como:

  • Insuficiências valvulares, doença caracterizada pela perda ou incapacidade de encerramento correto das válvulas cardíacas;

  • Estenose, doença caracterizada pela diminuição do lumen de um vaso;

  • Cardiomiopatia, doença associada ao músculo cardíaco.

 

4. Quais são as vantagens de realizar uma ecocardiografia no gato? 

A ecocardiografia no gato facilita a identificação precoce de doenças cardíacas, contribuindo para o aumento da taxa de sucesso dos tratamentos que permitem melhorar a qualidade de vida dos animais de estimação. 

Por outro lado, por ser um exame indolor e não invasivo, é garantida a tranquilidade e bem-estar do animal.

Benefícios: 

  • Sem recurso a incisões e anestésicos; 

  • Seguro: a ultrassonografia não representa riscos para a saúde do gato;

  • Dispensa cuidados prévios, como por exemplo, o jejum.  

Quanto mais cedo as doenças do coração forem diagnosticadas, maiores são as probabilidades de garantir uma melhor qualidade de vida ao animal de estimação

 

5. Quanto tempo demora a realização de uma ecocardiografia no gato?

A ecocardiografia no gato pode demorar cerca de 30 minutos no máximo.

A necessidade do gato realizar uma ecocardiografia é avaliada na consulta de cardiologia, que inclui a observação e avaliação do histórico clínico do seu animal de estimação, bem como exame físico. 

Após a realização do exame, o médico veterinário esclarece os resultados ao tutor, define a terapêutica a aplicar, bem como o processo de acompanhamento do seu gato.

6. A ecocardiografia provoca dor?

Não, durante a realização de uma ecocardiografia no gato, os movimentos com a sonda são leves e não provocam qualquer tipo de dor no animal.

7. É preciso tosquiar o gato para fazer a ecocardiografia?

A tosquia do gato para a realização de uma ecocardiografia irá depender muito do médico veterinário que irá realizar o exame, sendo em muitos casos aconselhada para uma melhor aquisição das imagens.

8. Qual é a diferença entre um eletrocardiograma e uma ecocardiografia? 

Os dois exames são muitas vezes confundidos por terem a mesma função: avaliar a saúde do coração. 

Referimos ao longo do artigo o que é uma ecocardiografia, um exame de imagem por ultra-som. 

Já o eletrocardiograma no gato permite analisar a atividade elétrica no coração, através de elétrodos ligados ao animal que vão recebendo a informação. Pode ser utilizado no acompanhamento de doenças cardíacas ou em avaliação pré-anestésica para um ato cirúrgico. É um exame indolor, sem anestesia ou cortes.

Nem sempre são necessários os dois exames para o mesmo paciente. Dependerá de cada caso. 

A deteção precoce de doenças cardíacas é fundamental para garantir a terapêutica mais indicada e assim proporcionar uma melhor qualidade de vida ao seu animal de estimação. 

Certifique-se que tem acesso aos exames mais modernos e a um corpo clínico especializado para um eficaz monitoramento da saúde do seu melhor amigo.

Na Agrivet, realizamos um conjunto de exames de imagiologia que recorrem às mais recentes tecnologias para garantir os melhores cuidados para o seu gato.

Os nossos médicos veterinários possuem experiência e conhecimento especializado  na realização dos mais diversos tipos de exames. Fale connosco e esclareça as suas dúvidas sobre o exame de ecocardiografia em gatos.

 

A leitura deste artigo não substitui a consulta com um médico veterinário. A melhor forma de esclarecer as suas dúvidas sobre Ecocardiografia em Gatos é através de uma consulta veterinária, onde o seu animal de estimação será observado, tendo em conta o seu estilo de vida e historial clínico. 

Artigos Relacionados

Consultas, Exames e tratamentos em casa