Gatos8 minutos leitura
Endoscopia em gatos: respondemos às 6 dúvidas mais comuns dos tutores

Endoscopia em gatos: respondemos às 6 dúvidas mais comuns dos tutores

A endoscopia em gatos é um procedimento minimamente invasivo que permite auxiliar no diagnóstico de doenças, tratamento e recolha de amostras para análises mais específicas, bem como a remoção de corpos estranhos.

Trata-se de um exame eficaz, com resultados precisos que contribuem para aumentar a qualidade da resposta da medicina veterinária, sem sujeitar os animais a cirurgias invasivas de abdómen aberto.

Sabemos que os tutores estão cada vez mais atentos e sensibilizados para a melhoria da qualidade de vida dos seus animais de estimação, preocupando-se com a sua saúde.

Na Agrivet, temos vindo a responder às dúvidas que os tutores colocam sobre este tipo de exame e hoje, vamos partilhar algumas destas questões consigo.

Neste artigo, iremos falar sobre a endoscopia em gatos e a importância da imagiologia na saúde dos animais de estimação.

 

6 Respostas para esclarecer tudo o que precisa saber sobre endoscopia em gatos

A endoscopia é um exame que faz parte do conjunto de exames de imagiologia. A captação das imagens é feita com uma ferramenta própria, o endoscópio, que é introduzido no organismo através dos orifícios naturais ou de pequenas incisões. 

As imagens captadas do interior do organismo do animal são reproduzidas num ecrã, permitindo a avaliação dos órgãos e das suas cavidades para auxiliar no diagnóstico de doenças e diversas situações clínicas.

Além disso, possibilita ao médico veterinário realizar algumas intervenções, assim como recolher material para posterior análise. 

Vejamos agora algumas das questões mais comuns sobre endocoscopia nos gatos que os tutores fazem ao nosso corpo clínico.

Leia o nosso artigo e esclareça as suas dúvidas

1. O que é um endoscópio?

O endoscópio é o instrumento utilizado para a realização do exame de endoscopia. 

É constituído por um tubo ótico, flexível ou rígido, com um sistema de luz e de lentes incorporado.

Dispõe, ainda, de vários acessórios como o canal de irrigação e de sucção e, ainda, o canal onde são utilizados instrumentos para a realização de biópsias. Estes acessórios adaptam-se aos diferentes tipos de endoscopia. 

2. A endoscopia no gato permite diagnosticar quais as doenças?

O exame de endoscopia no gato permite auxiliar no diagnóstico de algumas doenças e situações clínicas, como por exemplo: 

  • Gastrites;

  • Úlceras;

  • Cólites;

  • Inflamações intestinais;

  • Estenose de esógafo – (estreitamento do esófago, causando dificuldades em engolir);

  • Infeções bacterianas no estômago;

  • Neoplasias;

  • Pólipos. 

A endoscopia permite também observar alterações suspeitas no organismo derivadas de doenças adquiridas ou hemorragias internas. 

3. Qual a finalidade do exame de endoscopia no gato?

Regra geral, a endoscopia no gato é bastante utilizada para auxiliar na análise e diagnóstico de problemas gastrointestinais e à observação do estômago. 

Contudo, este exame de imagiologia também permite auxiliar no diagnóstico de outras doenças, como vimos mais acima. 

Além de possibilitar a observação de um determinado órgão ou cavidade e recolher informação clínica, a endoscopia no gato também é usada para recolha de material para análise. 

Outra das suas utilizações passa pela substituição de pequenos atos cirúrgicos em situações de emergência veterinária. 

No caso dos cães, por exemplo, a endoscopia pode ser utilizada para observar corpos estranhos como moedas, ossos e outros objetos no interior do trato intestinal e, em alguns casos, auxiliar na remoção destes objetos.

4. Quais os tipos de endoscopia em gato que existem?

Existem diferentes tipos de endoscopia que podem ser realizadas no gato e que variam de acordo com a cavidade do organismo que se pretende avaliar: 

  • Endoscopia digestiva alta: esófago, estômago e duodeno; 

  • Colonoscopia ou endoscopia baixa: cólon; 

  • Broncoscopia: brônquios;

  • Rinoscopia: cavidade nasal; 

  • Laparoscopia: abdómen;

  • Toracoscopia: tórax. 

5. Um exame de endoscopia no gato requer preparação prévia? 

Apesar de ser um exame minimamente invasivo, a endoscopia é um procedimento que requer anestesia geral e, neste sentido, é necessária alguma preparação antes do exame.

Na consulta, o médico veterinário irá informar quais os procedimentos e preparativos antes da realização do exame. 

Por exemplo, na endoscopia digestiva alta é recomendado o jejum. O mesmo acontece quando são realizadas colonoscopias. 

6. Em que casos a endoscopia no gato é aconselhada?

O médico veterinário pode sugerir uma endoscopia no gato por diversos motivos, mas existem alguns sinais que podem contribuir para o pedido deste exame, como por exemplo:

  • Dificuldades de ingestão e/ou digestão alimentar; 

  • Vómitos e/ou refluxos;

  • Tosse constante; 

  • Engasgos; 

  • Diarreia constante;

  • Dificuldades em defecar;

  • Hemorragias nasais persistentes. 

A necessidade de recorrer à endoscopia no gato depende de vários fatores individuais, do histórico clínico e dos sinais que o seu animal de estimação apresenta, assim como, do exame do estado geral de saúde durante a consulta veterinária. 

A endoscopia nos animais de estimação é um instrumento muito importante e de grande versatilidade na intervenção veterinária. Deve ser feito por especialistas em imagiologia de forma a garantir a sua correta realização, bem como interpretação dos dados recolhidos. 

Na Agrivet, temos o serviço de imagiologia, onde realizamos endoscopias em gatos, bem como outros exames auxiliares de diagnóstico. Com recurso a equipamentos modernos e de alta tecnologia, os nossos médicos veterinários possuem o conhecimento e a experiência necessária para proporcionar o tratamento mais eficaz para o seu animal de estimação. 

Conte com o apoio e cuidados da nossa equipa de profissionais e fale connosco para esclarecer as suas dúvidas relacionadas com a endoscopia em gatos.

 

A leitura deste artigo não substitui a consulta com um médico veterinário. A melhor forma de esclarecer as suas dúvidas sobre Endoscopia em Gatos é através de uma consulta veterinária, onde o seu animal de estimação será observado, tendo em conta o seu estilo de vida e historial clínico. 

Artigos Relacionados

Consultas, Exames e tratamentos em casa