ATENDIMENTO 24H (Hospital Veterinário de Torres Vedras): 932 996 364
Chamada para a rede móvel nacional
Índice
Compreenda os efeitos da esterilização do cão
Benefícios da esterilização de cães
Benefícios da esterilização de cadelas
Esterilizar a cadela ou o cão, sim ou não?
Saiba quando é aconselhado esterilizar o cão
Veja os cuidados a ter após a esterilização do cão
A esterilização de cães é uma cirurgia comum que remove os órgãos reprodutores do animal. No caso dos machos, a esterilização, também chamada de castração, remove os testículos e nas fémeas, procede-se à remoção dos ovários e, em alguns casos, do útero.
Com a esterilização, evita-se a reprodução e também se reduz o risco do aparecimento de doenças no sistema reprodutivo. A esterilização dos cães pode também ter influência sobre o comportamento do animal de estimação.
Reunimos neste artigo as respostas para diferentes dúvidas sobre a esterilização de cães. No final da leitura ficará a saber:
Os efeitos da esterilização do cão;
Quando é aconselhada a esterilização;
Os cuidados a ter com o cão após a esterilização;
As mudanças físicas e comportamentais depois da esterilização.
A esterilização dos cães traz benefícios que deve conhecer
Nas cadelas, a remoção dos órgãos reprodutores provoca o desaparecimento do cio. No caso dos cães, a castração reduz de forma significativa a produção de testosterona.
Para além de evitar a reprodução, este procedimento pode ser benéfico tanto a nível comportamental, quanto da saúde do animal:
Previne o aparecimento de tumores nos testículos e reduz o risco de tumores malignos na próstata;
Reduz impulsos agressivos e o envolvimento em lutas;
Inibe comportamentos de imitação da reprodução;
Evita as marcações de território;
Diminui as probabilidades de fuga de casa.
Reduz a probabilidade de neoplasia mamária;
Previne o aparecimento de tumores no útero ou ovários;
Baixa o risco de outras doenças graves no sistema reprodutivo;
Evita gestações indesejadas.
Contudo, esterilizar os cães também pode ter riscos associados, tais como:
Tendência para o aumento de peso;
Desenvolvimento de problemas urinários, como a incontinência;
Desequilíbrios hormonais.
Apesar de ser uma cirurgia veterinária de rotina, podem existir riscos associados. A melhor forma de avaliar se o seu animal está apto para ser esterilizado é através de uma consulta.
O médico veterinário é o profissional qualificado para avaliar a viabilidade da esterilização do cão, na medida em que irá observar um conjunto de fatores que passam, sobretudo, pela análise do historial clínico. Antes da esterilização do cão, é comum que se faça uma avaliação do estado clínico do animal e sejam solicitados exames, caso haja necessidade.
Mediante a avaliação do médico veterinário, será mais fácil decidir se avança com a esterilização do seu cão.
Por norma, este processo cirúrgico dispensa internamento e o animal pode ir embora depois de recuperar do efeito anestésico.
As recomendações base para a esterilização do cão são as seguintes:
Antes do primeiro cio, por volta dos 6 meses em animais de pequeno porte, ou até aos 12 meses para os de médio a grande porte;
Após o primeiro cio, cerca de 4 meses depois.
Aos 12 meses.
As idades acima indicadas para a esterilização dos cães são apenas uma referência.
Apenas o médico veterinário poderá aconselhar sobre a altura mais indicada para esterilizar o seu cão, após uma observação cuidada.
A seguir à cirurgia, deve-se garantir o conforto do animal. Assim como seguir alguns cuidados relacionados com o pós operatório:
Colocar o colar isabelino, evitando o contacto do animal com a ferida;
Desinfetar e limpar a sutura, de acordo com as indicações do médico veterinário;
Ter em atenção alterações na zona da intervenção: inchaço ou dor.
Na esterilização da cadela, a recuperação é mais demorada quando comparada com a do cão, uma vez que a cirurgia pode ser mais invasiva. No entanto, tanto nos machos como nas fémeas, regra geral, trata-se de uma recuperação rápida e simples.
Após a esterilização, sobretudo os machos têm tendência para ganhar peso devido à diminuição da atividade física. Nestes casos, recomenda-se incentivar o exercício físico e controlar a alimentação, através de ração específica para cães esterilizados.
O ganho de peso pode ser prevenido com exercício físico e alimentação equilibrada e específica
Após a esterilização dos cães, as mudanças hormonais têm como consequência nos machos a redução de impulsos agressivos e de comportamentos relacionados com o instinto sexual, bem como a marcação de território.
Se ainda tiver alguma dúvida sobre a esterilização dos cães, fale connosco. O nosso corpo clínico está sempre disponível para esclarecer todas as questões relacionadas com a saúde e bem-estar do seu animal. Faça-nos uma visita no Hospital Veterinário de Torres Vedras ou na Clínica Veterinária de Mafra e conheça as nossas instalações.
A leitura deste artigo não substitui a consulta com um médico veterinário que poderá aconselhar sobre os efeitos da esterilização do seu cão, tendo em conta a idade, género, raça, estilo de vida e historial clínico.
Consultas, Exames e tratamentos em casa