ATENDIMENTO 24H (Hospital Veterinário de Torres Vedras): 932 996 364
Chamada para a rede móvel nacional
Índice
O que é o Linfoma Intestinal nos Gatos?
Quais os fatores de risco do Linfoma Intestinal nos Gatos?
Quais os sinais de alerta do Linfoma Intestinal nos Gatos?
Quais os possíveis sinais de alerta da Coriza dos Gatos?
Quais os possíveis sinais de alerta do Hipertiroidismo?
Quais os possíveis fatores de risco da Diabetes Mellitus?
O acompanhamento regular do médico veterinário é fundamental para o diagnóstico do Linfoma Intestinal nos Gatos e outras doenças comuns que podem afetar os seus animais de estimação.
Os tutores podem ter um papel muito importante na prevenção e no diagnóstico precoce de algumas doenças. Ao estarem familiarizados com os sinais de alerta, será mais fácil reportar ao médico veterinário situações que fogem à normalidade.
Neste artigo, vamos falar sobre o Linfoma Intestinal nos Gatos e outras doenças comuns, como a Coriza, Hipertiroidismo, Diabetes Mellitus e Asma Felina, explicando quais são sinais que podem indicar a existência destas doenças.
Caso observe alguma alteração no comportamento do seu gato, procure um médico veterinário para um correto diagnóstico.
O Linfoma Intestinal nos Gatos é uma doença comum que surge em animais com idade avançada ou geriátrica, em que os mais afetados têm entre 10 a 12 anos de idade. É uma neoplasia maligna com origem no sistema linfático, que apresenta uma alta morbilidade.
O linfoma intestinal afeta, sobretudo, os gatos em idade geriátrica
O linfoma intestinal nos gatos está ligado à:
Infeção pelo vírus da Leucemia Felina;
Infeção pelo vírus da Imunodeficiência Felina;
Exposição habitual ao fumo do tabaco.
Existem alguns sinais de alerta que podem estar relacionados com o Linfoma Intestinal nos Gatos. Veja alguns dos possíveis sinais de alerta:
Diarreia crónica;
Perda de peso;
Vómitos;
Diminuição ou aumento do apetite.
Uma vez que o sistema linfático percorre diferentes órgãos, o linfoma pode estar localizado em outras partes do corpo, apesar da sua incidência ser mais comum no sistema gastrointestinal. Neste sentido, os sinais diferem consoante a localização do linfoma. Falta de apetite e letargia, perda de peso, dificuldades em respirar ou corrimento nasal são alguns dos possíveis sinais de linfoma fora do sistema gastrointestinal.
Quando um tutor observa alguns destes sinais no seu gato, é recomendável que se aconselhe junto do médico veterinário que irá proceder aos despistes necessários para um correto diagnóstico.
Em seguida, vamos dar a conhecer outras doenças comuns nos gatos.
A Coriza, também conhecida por Gripe dos Gatos, é uma doença infeciosa comum nestes animais que afeta as vias respiratórias superiores em gatos mais jovens. Regra geral, tratam-se de animais imunodeprimidos ou que habitem em gatis, estabelecimentos de criação ou habitações, onde convivam com muitos gatos.
A Coriza nos gatos apresenta uma morbilidade elevada.
A maior parte dos casos de Coriza é provocada pelo Herpevírus Felino e Calicivírus Felino.
Um gato com coriza poderá ter os seguintes sinais:
Espirros;
Tosse;
Conjuntivite;
Febre;
Corrimento nasal e ocular;
Gengivite e úlceras orais;
Hipersalivação.
Tudo isto, no entanto, pode ser prevenido, através da vacinação do seu gato. A melhor forma de combater a Coriza ou Gripe dos Gatos é através de um plano de imunização que contemple as vacinas contra os vírus acima descritos.
Muitas doenças podem ser prevenidas com a vacinação, sendo a Coriza uma delas
O Hipertiroidismo é uma doença endócrina, resultado do excesso de produção de hormona tiroideia. Tal como acontece com o Linfoma Intestinal nos Gatos, esta doença apresenta uma maior incidência nos gatos seniores.
Embora a causa do hipertiroidismo nos gatos seja ainda desconhecida, existem fatores que contribuem para a incidência desta doença, como o excesso ou deficiência de determinados nutrientes na alimentação, por exemplo.
Um dos sinais do Hipertiroidismo é a perda de peso com manutenção (ou até aumento) do apetite, bem como o aumento da sede e da produção de urina. Também o mau estado do pelo e a agitação do animal podem ser sinais da doença.
A Diabetes Mellitus felina é, tal como se verifica nos humanos, uma condição na qual o organismo não produz ou não responde da forma adequada à insulina. É uma doença que também está associada a maus hábitos alimentares.
Entre os fatores de risco mais relevantes da diabetes nos gatos, destacam-se:
Sedentarismo;
Obesidade;
Aumento da idade;
Sexo masculino;
Uso de esteróides para o tratamento de outras doenças, como a asma felina, por exemplo.
De todos os fatores de risco referidos, a obesidade é o mais relevante. Ao nível da prevenção, recomendamos que os tutores mantenham os seus gatos com um peso saudável e estimulem, por meio de brincadeiras e outras atividades, o exercício físico diário.
Entre os possíveis sinais de Diabetes Mellitus, destacam-se:
Perda de peso, apesar de um bom apetite;
Aumento da ingestão de água;
Aumento da produção de urina.
A asma felina é uma doença das vias aéreas inferiores que afeta entre 1 a 5 % dos gatos. Regra geral, os médicos veterinários apontam como principal causa a reação alérgica a alergénios. A asma felina pode ser agravada na presença de fumos ou fragrâncias de ambientadores, por exemplo.
Uma crise de asma no seu gato pode transformar-se numa urgência veterinária.
Entre os sinais comuns de um gato com Asma Felina, destacam-se:
Tosse;
Dificuldade respiratória – em que é possível ouvir um chiado na sua respiração.
Como vimos, uma observação atenta do seu animal de estimação é fundamental para garantir o seu bem-estar. Ao conhecer os possíveis sinais de alerta de doenças comuns que afetam os gatos, é mais fácil perceber quando há alterações de comportamento, o que pode explicar a existência de uma possível doença.
No entanto, a única forma de certificar-se que o seu gato sofre de alguma doença, é através de uma consulta com um médico veterinário.
Na Agrivet, pode contar com a experiência e dedicação de um corpo clínico que faz do bem-estar e da saúde do seu animal a sua missão.
Com recurso a meios de diagnósticos de excelência, dotados de tecnologia avançada, é possível dar resposta às mais diversas necessidades relacionadas com a saúde do seu gato.
Conte connosco para garantir a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação.
A leitura deste artigo não substitui a consulta com um médico veterinário. Apenas um profissional qualificado poderá avaliar o estado de saúde do seu gato de forma a diagnosticar qualquer uma das doenças descritas acima.
Consultas, Exames e tratamentos em casa