Gatos8 minutos leitura
Linfoma Intestinal nos Gatos e outras doenças comuns que deve conhecer

Linfoma Intestinal nos Gatos e outras doenças comuns que deve conhecer

O acompanhamento regular do médico veterinário é fundamental para o diagnóstico do Linfoma Intestinal nos Gatos e outras doenças comuns que podem afetar os seus animais de estimação. 

Os tutores podem ter um papel muito importante na prevenção e no diagnóstico precoce de algumas doenças. Ao estarem familiarizados com os sinais de alerta, será mais fácil reportar ao médico veterinário situações que fogem à normalidade.

Neste artigo, vamos falar sobre o Linfoma Intestinal nos Gatos e outras doenças comuns, como a Coriza, Hipertiroidismo, Diabetes Mellitus e Asma Felina, explicando quais são sinais que podem indicar a existência destas doenças. 

Caso observe alguma alteração no comportamento do seu gato, procure um médico veterinário para um correto diagnóstico. 

O que é o Linfoma Intestinal nos Gatos? 

O Linfoma Intestinal nos Gatos é uma doença comum que surge em animais com idade avançada ou geriátrica, em que os mais afetados têm entre 10 a 12 anos de idade. É uma neoplasia maligna com origem no sistema linfático, que apresenta uma alta morbilidade.

O linfoma intestinal afeta, sobretudo, os gatos em idade geriátrica

Quais os fatores de risco do Linfoma Intestinal nos Gatos?

O linfoma intestinal nos gatos está ligado à:

  • Infeção pelo vírus da Leucemia Felina;

  • Infeção pelo vírus da Imunodeficiência Felina;

  • Exposição habitual ao fumo do tabaco.

Quais os sinais de alerta do Linfoma Intestinal nos Gatos?

Existem alguns sinais de alerta que podem estar relacionados com o Linfoma Intestinal nos Gatos. Veja alguns dos possíveis sinais de alerta:

  • Diarreia crónica;

  • Perda de peso;

  • Vómitos;

  • Diminuição ou aumento do apetite.

Uma vez que o sistema linfático percorre diferentes órgãos, o linfoma pode estar localizado em outras partes do corpo, apesar da sua incidência ser mais comum no sistema gastrointestinal. Neste sentido, os sinais diferem consoante a localização do linfoma. Falta de apetite e letargia, perda de peso, dificuldades em respirar ou corrimento nasal são alguns dos possíveis sinais de linfoma fora do sistema gastrointestinal. 

Quando um tutor observa alguns destes sinais no seu gato, é recomendável que se aconselhe junto do médico veterinário que irá proceder aos despistes necessários para um correto diagnóstico.

Em seguida, vamos dar a conhecer outras doenças comuns nos gatos.

Coriza (Gripe dos Gatos)

A Coriza, também conhecida por Gripe dos Gatos, é uma doença infeciosa comum nestes animais que afeta as vias respiratórias superiores em gatos mais jovens. Regra geral, tratam-se de animais imunodeprimidos ou que habitem em gatis, estabelecimentos de criação ou habitações, onde convivam com muitos gatos. 

A Coriza nos gatos apresenta uma morbilidade elevada.

A maior parte dos casos de Coriza é provocada pelo Herpevírus Felino e Calicivírus Felino.

Quais os possíveis sinais de alerta da Coriza dos Gatos?

Um gato com coriza poderá ter os seguintes sinais:

  • Espirros;

  • Tosse; 

  • Conjuntivite;

  • Febre;

  • Corrimento nasal e ocular;

  • Gengivite e úlceras orais;

  • Hipersalivação.

Tudo isto, no entanto, pode ser prevenido, através da vacinação do seu gato. A melhor forma de combater a Coriza ou Gripe dos Gatos é através de um plano de imunização que contemple as vacinas contra os vírus acima descritos.

Muitas doenças podem ser prevenidas com a vacinação, sendo a Coriza uma delas

Hipertiroidismo nos Gatos

O Hipertiroidismo é uma doença endócrina, resultado do excesso de produção de hormona tiroideia. Tal como acontece com o Linfoma Intestinal nos Gatos, esta doença apresenta uma maior incidência nos gatos seniores.

Embora a causa do hipertiroidismo nos gatos seja ainda desconhecida, existem fatores que contribuem para a incidência desta doença, como o excesso ou deficiência de determinados nutrientes na alimentação, por exemplo.

Quais os possíveis sinais de alerta do Hipertiroidismo?

Um dos sinais do Hipertiroidismo é a perda de peso com manutenção (ou até aumento) do apetite, bem como o aumento da sede e da produção de urina. Também o mau estado do pelo e a agitação do animal podem ser sinais da doença.

Diabetes Mellitus nos Gatos

A Diabetes Mellitus felina é, tal como se verifica nos humanos, uma condição na qual o organismo não produz ou não responde da forma adequada à insulina. É uma doença que também está associada a maus hábitos alimentares.

Quais os possíveis fatores de risco da Diabetes Mellitus?

Entre os fatores de risco mais relevantes da diabetes nos gatos, destacam-se:

  • Sedentarismo;

  • Obesidade;

  • Aumento da idade;

  • Sexo masculino;

  • Uso de esteróides para o tratamento de outras doenças, como a asma felina, por exemplo. 

De todos os fatores de risco referidos, a obesidade é o mais relevante. Ao nível da prevenção, recomendamos que os tutores mantenham os seus gatos com um peso saudável e estimulem, por meio de brincadeiras e outras atividades, o exercício físico diário. 

Quais os possíveis sinais de alerta da Diabetes Mellitus?

Entre os possíveis sinais de Diabetes Mellitus, destacam-se:

  • Perda de peso, apesar de um bom apetite;

  • Aumento da ingestão de água;

  • Aumento da produção de urina.

Asma felina

A asma felina é uma doença das vias aéreas inferiores que afeta entre 1 a 5 % dos gatos. Regra geral, os médicos veterinários apontam como principal causa a reação alérgica a alergénios. A asma felina pode ser agravada na presença de fumos ou fragrâncias de ambientadores, por exemplo.

Uma crise de asma no seu gato pode transformar-se numa urgência veterinária.

Quais os possíveis sinais de alerta da Asma felina?

Entre os sinais comuns de um gato com Asma Felina, destacam-se:

  • Tosse;

  • Dificuldade respiratória – em que é possível ouvir um chiado na sua respiração.

 

Como vimos, uma observação atenta do seu animal de estimação é fundamental para garantir o seu bem-estar. Ao conhecer os possíveis sinais de alerta de doenças comuns que afetam os gatos, é mais fácil perceber quando há alterações de comportamento, o que pode explicar a existência de uma possível doença. 

No entanto, a única forma de certificar-se que o seu gato sofre de alguma doença, é através de uma consulta com um médico veterinário.

Na Agrivet, pode contar com a experiência e dedicação de um corpo clínico que faz do bem-estar e da saúde do seu animal a sua missão.

Com recurso a meios de diagnósticos de excelência, dotados de tecnologia avançada, é possível dar resposta às mais diversas necessidades relacionadas com a saúde do seu gato.

Conte connosco para garantir a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação. 

 

A leitura deste artigo não substitui a consulta com um médico veterinário. Apenas um profissional qualificado poderá avaliar o estado de saúde do seu gato de forma a diagnosticar qualquer uma das doenças descritas acima.

Artigos Relacionados

Consultas, Exames e tratamentos em casa