Cães8 minutos leitura
O chocolate é tóxico para os cães e gatos!

O chocolate é tóxico para os cães e gatos!

Se está a ler este artigo, provavelmente concorda que o chocolate e os animais de estimação alegram, cada um à sua maneira, os nossos dias! No entanto, à semelhança de outros alimentos inofensivos para os humanos, o chocolate é tóxico para cães e gatos e as consequências da sua ingestão podem tornar-se graves.

Tal como noutras épocas festivas, também na Páscoa o chocolate costuma estar mais presente nas nossas casas, o que pode facilitar o acesso dos cães e gatos a esta guloseima. Todo o cuidado é pouco!

Porque é que o chocolate é tóxico para os pets?

Por ser obtido a partir dos grãos de cacau, o chocolate contém dois compostos (metilxantinas) - a Teobromina e a Cafeína - perigosos para os nossos animais.

Após a ingestão, estes são absorvidos rapidamente no intestino. Depois, levarão cerca de 35h (Teobromina) e 9h (Cafeína) até serem completamente eliminados do organismo, mas, entretanto, induzem reações orgânicas relevantes, ao nível do sistema nervoso central, que ameaçam a sobrevivência dos cães e gatos.

Além daqueles compostos, o elevado conteúdo em gordura de alguns chocolates pode favorecer o desenvolvimento de pancreatite, o que complicará o quadro clínico.

Quais são os sinais de intoxicação?

As alterações identificadas pelos tutores costumam surgir entre as 6 e as 12h após a ingestão. Os sinais iniciais podem incluir:

  • Agitação

  • Aumento da sede

  • Vómito

  • Diarreia

  • Distensão abdominal

Estes sintomas podem evoluir rapidamente para:

  • Hiperatividade

  • Aumento da frequência respiratória

  • Aumento do volume de urina

  • Ataxia, tremores, convulsões

A presença e a evolução negativa destas alterações agrava o prognóstico, sendo que a morte dos animais ocorre, geralmente, na sequência da arritmia cardíaca ou da falência respiratória. Por isso, não espere! Se o seu patudo ingeriu chocolate, contacte-nos de imediato.

Se precisar de ajuda fora do horário de atendimento geral das unidades Agrivet, o serviço de Urgência do Hospital Veterinário Agrivet de Torres Vedras está disponível 24h por dia, todos os dias do ano. Saiba mais aqui e guarde o contacto do Hospital para ter consigo sempre que seja necessário - 932 996 364 (chamada para rede móvel nacional).

Auscultação cachorro artigo Março 23.jpg

Todos os chocolates são tóxicos?

As consequências da ingestão de chocolate pelos animais depende de vários fatores, sobretudo:

  • Concentração de cacau no chocolate: o chocolate negro tende a ser mais perigoso.

  • Peso do animal: comparando com uma raça grande, para um cão de porte pequeno será necessário ingerir menor quantidade de chocolate para provocar consequências graves.

  • Sensibilidade individual: cada animal é único e o seu metabolismo também.

Instrua também as crianças para esta questão e cuidado com a caça aos ovos! É preferível não arriscar e manter qualquer chocolate fora do alcance dos seus animais.

Gato com ovos da Páscoa artigo Março 23.jpg

O que fazer se o seu animal ingerir chocolate?

Se sabe ou suspeita que o seu cão ou gato ingeriu chocolate, contacte-nos sem demora! Dar-lhe-emos indicações sobre como proceder de forma segura e adaptada ao caso específico do seu animal. Conte com o serviço de Urgência do Hospital Veterinário Agrivet de Torres Vedras disponível 24h por dia.

Entre outras questões, iremos perguntar-lhe qual foi o chocolate ingerido e há quanto tempo. Já no Hospital, dispomos da equipa e do equipamento necessários para ajudar o seu pet. Poderá ser indicado induzir o vómito, fazer exames (como análises e eletrocardiograma) ou iniciar tratamento e vigilância em internamento - a equipa Agrivet está ao seu lado para o ajudar a cuidar do seu pet, nesta ou qualquer outra situação, tanto em urgência como em rotina.

Que guloseimas são seguras para os animais?

Se pretende mimar ou recompensar o seu melhor amigo patudo, confira 3 alternativas seguras, a oferecer com moderação:

  • Algumas frutas e legumes. Por exemplo: maçã, banana, cenoura e feijão verde.

  • Guloseimas caseiras. Por exemplo: biscoitos de fígado (feitos com ovo e farinha de aveia) ou gelado de banana com iogurte natural.

  • Snacks para cães ou gatos. Fale connosco para ajudarmos a decidir qual o snack mais indicado para as características do seu pet. As consultas de Nutrição na Agrivet vão ajudá-lo a manter o seu patudo feliz e saudável!

Aproveite a Páscoa e, se precisar, estamos disponíveis para o ajudar a cuidar do seu melhor amigo ou para esclarecer qualquer questão sobre o bem-estar e a saúde dele. Não hesite em contactar-nos!

A leitura deste artigo não substitui a consulta com um médico veterinário que poderá aconselhar sobre o Plano de Vacinação mais adequado para o seu cão, tendo em conta a idade, o estilo de vida, bem como a região onde reside, entre outros fatores importantes.

Artigos Relacionados

Consultas, Exames e tratamentos em casa