Coelhos8 minutos leitura
O que deve saber se pondera ter um coelho

O que deve saber se pondera ter um coelho

Têm tanto de fofura quanto de inteligência e, tal como um cão ou um gato, os coelhos de estimação precisam de atenção e de cuidados específicos diários, para proteção da sua saúde e promoção do seu bem-estar.

Embora fatores como o porte, o comportamento e as rotinas possam fazer pensar que são animais de estimação ideais para as crianças, ter um coelho significa assumir um compromisso de vários anos e essa responsabilidade será sempre de um adulto. Para o ajudar, reunimos neste artigo tudo o que deve saber se pondera ter um destes amigos orelhudos.

Qual a esperança de vida de um coelho de estimação?

Em média, espera-se que um coelho de estimação viva entre 8 e 12 anos. Entre outros fatores, o porte pode influenciar este intervalo, sendo expectável que um coelho de espécie anã viva menos tempo do que os de maior porte.

Como escolher um coelho?

No momento de ir buscar o novo pet, não tenha receio de colocar as suas dúvidas e seja bom observador:

  • O coelho deve ser curioso e ter os olhos, o nariz e o ânus limpos.


  • Verifique as condições do espaço onde ele tem sido mantido.


  • Confirme que o coelho tem, pelo menos, 2 meses de idade. Coelhos pequenos não são coelhos anões!

  • Questione sobre vacinas ou outros procedimentos (como a desparasitação e a esterilização) já realizados e peça os comprovativos.

  • Questione sobre a alimentação em vigor, para evitar alterações bruscas na chegada à nova casa.

Pondere levar dois coelhos para casa, em vez de apenas um, já que são animais sociais e preferem ter companhia! Para que sejam amigáveis entre si, sugerimos que tenha dois animais esterilizados, quer o par seja composto por machos, fêmeas ou ambos.

Conte com a equipa Agrivet para o aconselhar, antes mesmo de levar o seu novo pet para casa!

Criança e coelho no exterior.jpg

De que espaço necessita um coelho?

Os coelhos podem ser mantidos num espaço exterior ou interior, desde que inclua um abrigo para descanso e uma área grande o suficiente para expressarem os seus comportamentos normais, como saltar, correr, esticar-se, mastigar e escavar.

Dentro de casa são previsíveis alguns acidentes (como cabos elétricos roídos ou tapetes estragados), por isso, tenha uma gaiola onde o seu coelho pode permanecer quando não está vigiado e, nos outros momentos, solte-o pela casa ou num cercado espaçoso.

O espaço do seu coelho deve ser mantido a uma temperatura entre 15 e 21ºC e deve incluir:

  • Uma liteira para treiná-lo a fazer as necessidades neste local, de altura baixa e com papel ou palha na base. Procure remover as sujidades diariamente e limpar duas vezes por semana.

  • Uma cama limpa e seca, com base de toalhas, aparas de madeira ou palha (idealmente de cevada).

  • Uma caixa com terra ou aparas de casca de árvore para promover o comportamento de escavar.

  • Esconderijos, brinquedos, galhos ou ramos, para exercitá-lo física e mentalmente!

  • Alimento e garrafa de água para coelhos.

O que deve comer um coelho?

Lembre-se que o seu coelho é um herbívoro estrito, adaptado à ingestão de alimentos ricos em fibra:

  • Erva e feno: deve ser a base da alimentação, de boa qualidade e estar sempre disponível. Favorece o intestino (motilidade e flora), previne o aborrecimento e promove a mastigação - o que é essencial para o desgaste natural dos dentes, já que crescem continuamente ao longo da vida do coelho.

  • Alimentos folhosos verdes: vegetais como brócolos, agrião e salsa ou plantas selvagens como espinheiro e morrião também são importantes na dieta do seu coelho. Devem ser bem lavados antes de oferecidos e a introdução de cada novo alimento deve ser individual e gradual.

  • Ração: não deve ultrapassar 20% da dieta diária do seu coelho e pode ser prescindível no caso de animais adultos com excesso de peso. Invista numa ração de boa qualidade e de aspeto uniforme, para evitar a ingestão preferencial de apenas alguns componentes. A quantidade a oferecer deve seguir as indicações do fabricante e ser adaptada à etapa de crescimento de cada animal.

Na consulta de Nutrição, da Agrivet, ajudamo-lo a esclarecer todas as questões sobre a alimentação do seu melhor amigo, de qualquer espécie!

Coelho a comer salsa.jpg

Quais são os cuidados veterinários necessários?

Tal como os pets de outras espécies, os coelhos podem adoecer e precisar de cuidados veterinários a qualquer momento, sendo que os problemas dentários, intestinais, respiratórios e cutâneos são dos mais frequentes nestes animais. Quanto aos cuidados preventivos e previsíveis, conte com:

  • Vacinação: geralmente pode ser feita a partir das 5 semanas de idade e deve ser atualizada anualmente, contra a Mixomatose e a Doença Hemorrágica Viral. Não existe cura definitiva para estas doenças, pelo que a prevenção é mesmo o melhor remédio. Saiba mais no nosso site.

  • Desparasitação: o protocolo de desparasitações interna e externa deve ser adaptado a cada animal pelo Médico Veterinário, tendo em conta a idade, o peso e o ambiente em que vive. Conte com o serviço de Desparasitação da Agrivet para manter o seu orelhudo bem protegido.

  • Check-up médico: é importante que traga o seu coelho à consulta duas vezes por ano, para que seja feita a avaliação física e atualizados os exames necessários. Este cuidado, adaptado a cada fase da vida do coelho, permite detetar alterações precocemente e, por isso, favorece o seu tratamento. Faça o pedido de marcação da consulta de Animais Exóticos através do nosso site, na unidade Agrivet mais perto de si!

  • Esterilização: é recomendada, quer nas fêmeas como nos machos. Além de reduzir a probabilidade de desenvolvimento de algumas doenças (como tumores uterinos), pode contribuir para reduzir comportamentos indesejados, como agressividade ou marcação de território com urina. Fale connosco para esclarecer qualquer questão sobre o procedimento.

Coelho em vacinação.jpg

E se já tiver um cão ou gato lá em casa?

Embora o seu cão ou gato possa vir a relacionar-se de forma amigável com o seu coelho, a relação natural e mais provável aproximar-se-á à de um predador e presa, o que pode acarretar stress para cada um dos animais. Alertamos para 3 cuidados:

  • A introdução do novo animal deve ser feita gradualmente. Comece por preparar o espaço destinado ao seu coelho e permitir ao pet residente que investigue as novidades; evite que o espaço do coelho ocupe os lugares preferidos do seu patudo atual. Quando trouxer o coelho para casa, comece por permitir que se vejam (e que se escondam se sentirem medo) e, nos dias seguintes, experimente ir aumentando a aproximação. Nunca force a interação entre eles!

  • A mudança deve ser calma e positiva para todos. Associe as novidades a estímulos positivos: para o seu cão ou gato pode utilizar recompensas como elogios, brincadeiras ou biscoitos; ao seu coelho pode oferecer guloseimas saudáveis, como pequenas quantidades da erva ou do vegetal preferido, por exemplo.

  • Não os deixe juntos sem vigilância. À noite ou se sair de casa, mantenha-os separados fisicamente, para prevenir acidentes e proteger o bem-estar de cada um.

Conte com a equipa Agrivet para o ajudar em cada etapa da nova amizade. Fale connosco!

Cãchorro e coelho no sofá.jpg

A leitura deste artigo não substitui a consulta com um médico veterinário que poderá aconselhar sobre o Plano de Vacinação mais adequado para o seu cão, tendo em conta a idade, o estilo de vida, bem como a região onde reside, entre outros fatores importantes.

Artigos Relacionados

Consultas, Exames e tratamentos em casa