Gatos8 minutos leitura
Tosquia do Gato: conheça os cuidados de higiene que garantem saúde e bem-estar

Tosquia do Gato: conheça os cuidados de higiene que garantem saúde e bem-estar

A tosquia dos gatos, sobretudo a higiénica, contribui para a sua saúde e bem-estar, ao ajudar a prevenir o aparecimento e a proliferação de bactérias e fungos e, desta forma, possíveis doenças do foro dermatológico. Ao mesmo tempo, facilita a vida dos tutores, na medida em que descomplica a escovagem do animal, que também passa a largar menos pelo.

Neste artigo iremos falar sobre os benefícios da tosquia higiénica e de outros cuidados higiénicos que devem fazer parte da rotina do seu gato para que ele seja ainda mais feliz e saudável.  

Gato a ser tosquiado

A tosquia nos gatos cumpre 2 funções importantes: estética e higiénica 

Compreenda os benefícios da tosquia do gato para a saúde do felino e do tutor

A tosquia no gato tem uma vertente estética muito forte, ao manter o pelo do seu animal de estimação aparado e bonito, existindo, inclusive, cortes adequados à cada raça que fazem sobressair a sua beleza natural.

No entanto, é sobre a vertente higiénica em que nos iremos debruçar e explorar algumas das mais-valias que trazem para a saúde do seu felino.

A tosquia do gato é considerada higiénica quando o pelo é cortado e aparado, tendo em vista um maior e melhor asseio do animal. 

Benefícios da tosquia para o gato:

A tosquia higiénica do gato pode ser feita em diferentes zonas do corpo, às quais se associam benefícios variados, veja: 

Tosquia nas regiões íntimas do gato

A tosquia do gato nas regiões íntimas, proporciona uma melhor limpeza do animal após o uso da sua caixa de areia, contribuindo para evitar a propagação de bactérias, bem como maus odores.

Tosquia na barriga do gato

A tosquia do gato na zona da barriga impede a formação de nós, situações comuns nesta zona devido à textura muito fina dos pelos. A tosquia na barriga evita uma escovagem que, por vezes, pode ser mais dolorosa quando os pelos estão compridos. 

Benefícios da tosquia para os tutores:

A tosquia higiénica do gato em conjunto com uma escovagem regular contribui para a diminuição da queda do pelo, evitando que este se espalhe pela casa. Permite também: 

  • Minimizar reações alérgicas ao pelo;

  • Detectar de uma forma mais fácil pulgas e carraças, responsáveis por dermatites alérgicas e outras doenças;

  • Prevenir a propagação de bactérias que podem provocar infeções. 

Ao cuidar bem do seu animal de estimação, estará também a cuidar de si e da sua família e a retribuir os inúmeros benefícios que os gatos proporcionam.

Veja quais as raças de gatos que precisam de uma tosquia regular

Os gatos com pelo longo são os que mais precisam de tosquias regulares para complementar a sua rotina de higiene. 

Entre as raças que precisam de cuidados frequentes com o pelo, salientamos:

Persas

Estes gatos singulares de focinho achatado e corpo atarracado precisam de apoio na sua higiene. Devido à sua fisionomia têm mais dificuldades em limpar os olhos e nariz. 

Além disso, estes felinos necessitam de ser escovados todos os dias e tosquiados com frequência para se manterem asseados. 

Bosques da Noruega, Maine Coon, Birmanês e o Ragdoll 

Quatro raças com grandes semelhanças físicas. São gatos robustos de pelo espesso e semi-longo quase impermeável. 

Tal como os Persas, devem fazer a sua tosquia em local próprio e por especialistas para manter o seu pelo tratado. 

Angorá

Raça bastante comum com o pelo branco, é de porte médio e elegante. A sua pelagem precisa do mesmo tratamento das raças acima referidas. 

Descubra outros cuidados de higiene a ter com o seu gato além da tosquia

Para além da tosquia higiénica, existem outros cuidados a ter em conta. Veja quais são:

infográfico com os cuidados para uma higiene do gato

Banho

Por norma, os gatos saudáveis estão dispensados do banho: são autónomos e muito asseados e por isso lavam-se sozinhos.

Nas raças de pelo comprido, os banhos são aconselháveis. O mesmo acontece quando o gato é sénior ou sofre de excesso de peso. Nestes casos, o seu animal de estimação pode precisar de uma ajuda extra para fazer a sua higiene pessoal.

Corte das unhas

No caso dos gatos, o corte das unhas é, sobretudo, uma mais valia para os tutores, na medida em que evita móveis ou sofás arranhados. Outro benefício é a redução da transmissão de microorganismos através de um arranhão.

Apesar dos arranhadores serem uma boa solução para os gatos afiarem e desgastarem as suas unhas, regra geral, é necessário recorrer ao corte das unhas. Esta tarefa requer alguma perícia por parte de quem a realiza, para evitar que o corte seja feito além do necessário. 

Limpeza dos ouvidos e dos olhos 

A limpeza dos ouvidos e dos olhos deve ser feita com compressas e soro no caso dos olhos e recorrendo a soluções especificas no caso dos ouvidos, com vista a retirar a sujidade de dentro para fora. 

Escovagem do pelo

A escovagem regular é importante para remover os pelos mortos e melhorar a respiração da pele. Ajuda, ainda, a diminuir a formação de bolas de pelo que vão parar ao estômago, causando vómitos, prisão de ventre e perda de apetite.

Caixa de areia

A independência dos felinos passa pela rápida aprendizagem do uso da caixa de areia para fazerem as suas necessidades. Os gatos gostam de ter esse espaço asseado, podendo recusar-se a usá-lo caso esteja sujo. 

É recomendável renovar a areia sempre que for preciso de forma a mantê-la livre de dejetos e com uma boa capacidade de absorção. 

Sugerimos a lavagem da caixa de forma regular e sempre que seja necessário para evitar odores desagradáveis e contribuir para uma boa higiene do seu gato.

Todos estes cuidados, quando combinados, garantem uma boa rotina de higiene para o seu gato que traz mais-valias de saúde para o felino e também para si, tutor. 

Saiba quais os fatores a ter em conta na tosquia do seu gato  

A Pelagem

A frequência da tosquia nos gatos, tanto higiénica como estética, depende do comprimento do pelo

Os gatos de pelo comprido requerem uma monitorização mais atenta, desde o controlo dos nós ao crescimento do pelo. 

A densidade do pelo também é um fator a ter atenção, tanto nos gatos de pelo longo como de pelo médio, pode ser necessária a tosquia higiénica para manter o seu gato asseado. 

Aconselhe-se com profissionais qualificados sobre as necessidades específicas do seu gato.

O local 

O espaço da tosquia deve ser um local seguro, capaz de proporcionar ao seu gato um ambiente calmo e tranquilo, evitando assim situações de stress.

É aconselhável que a tosquia do gato, higiénica ou estética, seja feita por profissionais qualificados, que conheçam as características e especificidades de cada raça.

Na Agrivet, encontra uma equipa de profissionais competentes e experientes, especializados na saúde e bem-estar do seu gato. Fale connosco e conheça o serviço de tosquia de gatos e aconselhe-se sobre outros cuidados de higiene a ter com o seu animal de estimação.

A leitura deste artigo não substitui a ida ao veterinário. O médico veterinário é a melhor pessoa para aconselhar sobre tosquias nos gatos e outros cuidados de higiene, tendo em conta a raça e o estilo de vida do animal.

Artigos Relacionados

Consultas, Exames e tratamentos em casa