Cães8 minutos leitura
Um Verão seguro e feliz para o seu animal!

Um Verão seguro e feliz para o seu animal!

O Verão é, para muitos, a estação preferida do ano! Os dias quentes e maiores convidam a relaxar, passear e mergulhar. E tudo isto sabe melhor na companhia dos nossos animais!

Mas há também perigos à espreita, para o seu animal, que deve ter em conta para poder desfrutar de um Verão feliz e em segurança. Por isso, a equipa Agrivet reuniu alguns cuidados a reforçar nestes meses quentes:

Assegure a hidratação

Se vai sair para passear, leve água para oferecer frequentemente ao seu cão. Já em casa, multiplique o número de bebedouros para estimular a ingestão. Por exemplo, acrescente um bebedouro numa zona fresca da casa onde o seu pet passa mais tempo ou, se tem um gato, pondere investir numa fonte de água - especialmente atrativas para estes patudos!

Seja sobretudo cauteloso se o seu animal tem excesso de peso, é idoso ou sofre de algum compromisso cardíaco, respiratório ou renal. Fale com a equipa Agrivet para podermos aconselhá-lo.

Gato fonte de água.jpg

Proporcione um ambiente fresco

Se o seu pet vive no exterior, recolha-o em casa, pelo menos nas horas ou dias mais quentes. Em casa, perceba qual o local fresco preferido do seu animal e torne-o mais confortável, com uma cama e os brinquedos preferidos, por exemplo.

Se pretende abrir as janelas, coloque redes de proteção! Os gatos adoram estar à janela e a curiosidade natural pode facilitar quedas ou outros acidentes graves. Atualmente existem vários tipos de redes disponíveis no mercado, inclusive para janelas oscilobatentes.

Não descure o grooming

O pelo e a pele saudáveis ajudam a proteger o seu animal - quer do frio, quer do calor. Lembre-se que:

  • A escovagem ajudará a eliminar o pelo solto e alguns nós, permitindo maior arejamento da pele.

  • A tosquia deve ser adaptada por um profissional a cada tipo de pelo e animal.

  • O banho pode ser mais frequente e a água deve ser menos quente do que no Inverno.

O serviço de Banhos e Tosquias está disponível em todas as unidades Agrivet, a postos para o ajudar a cuidar e mimar o seu patudo!

Husky no banho.jpg

Adapte rotinas e passeios

Reserve as brincadeiras, exercícios, viagens e passeios para as horas mais frescas do dia! Tenha especial atenção se tem um animal de focinho curto (braquicéfalo) ou com algum compromisso de saúde.

Ao longo dos passeios com o seu cão, verifique a temperatura do chão com as costas da sua mão durante 5 a 10 segundos: se estiver quente para si, poderá provocar queimaduras (dolorosas) nas patinhas dele. Nesse caso, deverá levá-lo ao colo, alterar o percurso ou adiar a saída.

Em viagens de carro, nunca deixe o seu animal fechado. Se estiverem apenas 21ºC cá fora, bastam 30 minutos para ficarem 40ºC dentro do carro! Estacionar à sombra e/ou deixar as janelas um pouco abertas não é suficiente para prevenir o golpe de calor, potencialmente fatal para qualquer animal.

Em caso de urgência, não espere. O Hospital Veterinário da Agrivet, em Torres Vedras, dispõe de atendimento permanente para urgências - 24h/dia, todos os dias do ano.

Seja cauteloso na praia ou piscina

Se vai levar o seu melhor amigo a passear à beira de água, recomendamos que:

  • Coloque o seu contacto na coleira, mesmo que ele tenha microchip.

  • Garanta que há sempre sombra disponível.

  • Nunca o force a entrar na água; respeite a vontade do seu pet.

  • Mantenha a vigilância constante, para evitar afogamentos e outros acidentes.

  • Respeite as regras de acesso e permanência do espaço.

Além destes cuidados, pode ser necessário aplicar um protetor solar próprio para animais, sobretudo se o seu pet tem pele e pelo branco em zonas como o focinho ou as orelhas. Aconselhe-se connosco para saber se o seu animal beneficia deste cuidado.

Jack russel piscina tutor.jpg

Atualize os cuidados de saúde

Nesta altura do ano, os parasitas estão especialmente ativos e o risco de transmissão de doenças graves é máximo. Conte com o serviço de Desparasitação da Agrivet para estabelecer um plano de proteção personalizado para o seu pet. Informe-se também sobre as doenças prevalentes no destino de férias, para completarmos essa proteção da melhor forma.

Além disso, o tempo quente pode agravar doenças já existentes, por isso, agende o check-up médico do seu patudo numa unidade Agrivet ou ao Domicílio!

A leitura deste artigo não substitui a consulta com um médico veterinário que poderá aconselhar sobre o Plano de Vacinação mais adequado para o seu cão, tendo em conta a idade, o estilo de vida, bem como a região onde reside, entre outros fatores importantes.

Artigos Relacionados

Consultas, Exames e tratamentos em casa