Gatos8 minutos leitura
Vacina da Rinotraqueíte Felina: respondemos às dúvidas dos tutores [com conselhos de prevenção!]

Vacina da Rinotraqueíte Felina: respondemos às dúvidas dos tutores [com conselhos de prevenção!]

A vacina para a rinotraqueíte felina é essencial para a manutenção da saúde dos gatos, já que a doença que previne é uma das que mais compromete a vida saudável destes animais.

Neste artigo respondemos às dúvidas frequentes dos tutores sobre a importância de ter a vacina para a rinotraqueíte felina em dia, explicamos a origem desta doença e listamos os seus sinais. Para além de medidas médico-veterinárias sugerimos ainda outras, que contribuem para a prevenção do Herpesvírus Felino 1, o vírus associado à rinotraqueíte felina.

O carinho é uma das estratégias infalíveis para tornar a experiência de vacinação o melhor possível

1. O que é a rinotraqueíte felina e quais os seus sinais?

A rinotraqueíte viral felina é uma doença respiratória causada pelo Herpesvírus Felino 1, muito habitual de se manifestar em gatos. Quando infetado por este vírus, o animal fica com os mecanismos de defesa pulmonar vulneráveis à pneumonia bacteriana secundária e a infeções provocadas por outros vírus semelhantes.

Os gatinhos com baixa imunidade são mais suscetíveis ao Herpesvírus Felino 1. No entanto, sem a vacina para a rinotraqueíte felina em dia, qualquer gato pode contrair a doença. Entre os possíveis sinais de alerta da rinotraqueíte felina, destacamos:

  • Conjuntivite - inflamação na membrana externa do globo ocular e no interior das pálpebras;

  • Gengivite - inlfamação nas gengivas;

  • Febre, espirros, tosse, falta de apetite, apatia.

2. Para que serve a Vacina para a Rinotraqueíte Felina?

Como indicado pelo próprio nome, a vacina para a Rinotraqueíte Felina serve para proteger os animais desta doença, também conhecida como Gripe do Gato.

A facilidade de propagação do vírus associada à multiplicidade dos seus sinais, torna a vacina para a rinotraqueíte felina uma das de grande importância entre as recomendadas.

3. A Vacina para a Rinotraqueíte Felina é eficaz?

A vacina para a rinotraqueíte felina é eficaz. No entanto, mesmo que o gato esteja vacinado, é possível contrair a doença quando exposto ao vírus.

Contudo, se administrada nos períodos certos, dá-se uma redução significativa da gravidade dos sinais e do tempo de duração da doença. Isto significa, sempre, menos sofrimento para o seu animal de estimação.

4. Quando deve ser dada a Vacina da Rinotraqueíte Felina?

A Vacina da Rinotraqueíte Felina deve ser administrada nas primeiras 8, 12 e 16 semanas de vida do gato, com um reforço anual.

5. A Vacina para a Rinotraqueíte Felina exige algum cuidado especial?

Como em todas as vacinas, é aconselhável um período de observação, sobretudo na primeira toma. Nos dias após a administração da vacina contra a rinotraqueíte felina, é importante que o tutor se mantenha atento ao seu gatinho e lhe dê um carinho extra.

6. A Vacina para a Rinotraqueíte Felina pode ser dada ao domicílio?

Sim, entre os vários serviços domiciliários prestados a animais, está o de vacinação. Neste sentido, a vacina para a rinotraqueíte felina pode ser administrada em casa, trazendo vantagens tanto para os tutores como para o gato.

A ansiedade associada à toma da vacina é reduzida quando o animal está num ambiente familiar que reconhece e, além disso, são evitadas deslocações até à clínica.

7. Qual o preço da Vacina da Rinotraqueíte Felina?

O valor da vacina da Rinotraqueíte Felina difere caso opte pela administração na clínica ou no domicílio. Lembre-se que investir em vacinas é investir na saúde e bem-estar do seu gato, tanto a curto como a longo prazo.

Quando comparado ao desgaste emocional e aos gastos monetários relacionados com um possível tratamento da doença, o preço da vacina contra a rinotraqueíte compensa bastante.

Para saber o valor exato da vacina para a rinotraqueíte felina, fale conosco.

8. Além da vacina, que outros cuidados ajudam a evitar a propagação da rinotraqueíte felina?

Os cuidados de higiene devem ser associados à toma da vacina contra a rinotraqueíte felina, para que esta cumpra a sua função com sucesso.

Como esta é uma doença provocada por um vírus, a desinfeção constante de superfícies e objetos de frequente passagem e utilização por parte do seu gatinho, contribui em muito para a prevenção da contaminação.

Quando o assunto é rinotraqueíte felina, limpeza é prevenção

Saber reconhecer os sinais manifestados pela infeção é outra forma de proteger o seu gato, quando em contacto com outros animais. Se acredita que o seu animal possa ter estado exposto ao vírus, deve consultar um especialista.

A Agrivet reúne uma equipa de médicos veterinários experientes prontos a acompanhar o seu animal de estimação em todo o processo de vacinação.

Ao privilegiar uma relação de afeto e proximidade entre tutores, animais e profissionais de saúde, a Agrivet fomenta a boa disposição e conforto de todos os envolvidos.

Contacte-nos para esclarecer todas as dúvidas sobre a vacina para a rinotraqueíte felina.

A leitura deste artigo não substitui a consulta com um médico veterinário que poderá aconselhar sobre a administração da vacina para a rinotraqueíte felina, de acordo com o estilo de vida e características do seu animal de estimação.

Artigos Relacionados

Consultas, Exames e tratamentos em casa