Cães8 minutos leitura
Vacina para Leishmaniose: 7 respostas para as suas dúvidas e outros conselhos de prevenção

Vacina para Leishmaniose: 7 respostas para as suas dúvidas e outros conselhos de prevenção

Cuidar de um animal de estimação é uma tarefa que exige muita responsabilidade. Tal como nos humanos, a prevenção de doenças em animais domésticos passa pela vacinação. No caso dos cães, a Vacina para Leishmaniose protege contra uma doença mortal que regista uma forte presença em determinadas áreas do país.

Trata-se de uma vacina não core, ou seja, opcional, uma vez que a sua administração está condicionada à exposição do cão a alguma forma de contágio.

Para que esclareça todas as suas dúvidas sobre a Vacina contra a Leishmaniose canina, preparamos este artigo em que vamos responder às dúvidas mais frequentes, veja:

  • O que é a Leishmaniose e como se transmite?

  • A Vacina para Leishmaniose é eficaz?

  • Quando o cão deve tomar a Vacina para Leishmaniose?

  • Além da Vacina para Leishmaniose, que outros cuidados previnem a doença?

  • A Vacina para a Leishmaniose pode ser dada no domicílio?

  • Qual o preço da Vacina para Leishmaniose?

vão a tomar a vacina da leishmaniose

Um gesto simples que pode prevenir complicações de saúde e salvar vidas

 

1. O que é a Leishmaniose e como se transmite?

A Leishmaniose é uma doença infeciosa incurável e em casos mais avançados pode ser fatal para os cães. A Vacina para Leishmaniose além de proteger o cão, reduz o risco de contágio entre os animais.

flebotomo - o inseto vetor da leishmaniose nos caes

Os flebótomos medem de 2 a 5 mm, ou seja, o tamanho de um grão de arroz 

 

Esta doença é transmitida através da picada de um vetor, o flebótomo (inseto idêntico a um mosquito), que se alimenta do seu sangue e infeta o cão com um parasita denominado de Leishmania infantum. Nos meses de verão há maior probabilidade dos cães serem infetados, uma vez que o pico de atividade do flebótomo situa-se em alturas do ano em que as temperaturas mínimas registam uma variação entre os 18ºC e os 22ºC. 

Os flebótomos são comuns no sul da Europa e, em Portugal, existe uma maior concentração destes insetos  nas regiões de Alto Douro, área Metropolitana de Lisboa e Algarve. Por essa razão, se for de férias em família dentro do país ou para Espanha, por exemplo, certifique-se que o seu cão tem um plano de vacinação eficaz, incluindo a Vacina para Leishmaniose.

Quando um cão contrai Leishmaniose, esta pode afetar vários orgãos, podendo causar muito sofrimento ao animal. De entre os sinais mais comuns da doença destacamos os seguintes:

  • Aumento dos gânglios linfáticos;

  • Perda de pelo;

  • Úlceras e descamação da pele;

  • Feridas no focinho e nas almofadas das patas;

  • Crescimento rápido das unhas;

  • Emagrecimento sem justificação aparente;

  • Atrofia muscular;

  • Sangramento nasal;

  • Lesões nas pálpebras;

  • Insuficiencia renal;

  • Falência multissistémica nos casos mais avançados.

O diagnóstico é feito por um corpo clínico através de análises laboratoriais e exames parasitológicos.

2. A Vacina para a Leishmaniose é eficaz?

A Vacina para a Leishmaniose é eficaz a reduzir a intensidade da doença, incluindo os sinais clínicos e a carga parasitária no baço e nos gânglios linfáticos.

Contudo, continua a ser necessário ter cuidados adicionais para reduzir a exposição aos flebótomos nos animais vacinados contra esta doença. Respondemos a questão sobre cuidados adicionais na pergunta 5.  

O período de imunidade tem duração de um ano, pelo que é aconselhada a revacinação anual para garantir ao seu cão uma proteção eficaz contra a Leishmaniose.

3. Com que idade o cão deve tomar a Vacina para a Leishmaniose? 

A Vacina contra a Leishmaniose canina é indicada para imunizar cães não infetados a partir dos seis meses de idade. 

A administração da Vacina para Leishmaniose deve ser discutida com o médico veterinário que irá avaliar a necessidade da toma. Para isso, o profissional terá em conta o estilo de vida do animal, bem como a área geográfica de residência ou para onde vai de férias, por exemplo.

Antes da Vacina para a Leishmaniose ser administrada é indicado fazer um teste para a deteção de infeção por Leishmania infantum, sendo recomendada a desparasitação dos animais já infetados antes da vacinação.

A toma da Vacina para a Leishmaniose deve ser evitada durante o período de gestação e lactação das cadelas. 

4. Além da Vacina para Leishmaniose, que outros cuidados previnem a doença?

A Vacinação contra a Leishmaniose é uma forma de prevenção base contra a doença. Contudo, a desparasitação, através de pipetas ou coleiras, que tenham efeito repelente do flebótomo, revela-se como um cuidado complementar importante para proteger o seu cão.

infografico com as formas de prevenção da lieshmaniose nos caes

Outro cuidado passa por evitar o contacto com os flebótomos, seja através de rede anti mosquitos ou a evitar passeios nos períodos de maior atividade deste inseto: ao anoitecer e ao amanhecer.

As consultas de rotina que permitem um acompanhamento mais próximo do cão também integram as ações que contribuem para a prevenção desta e de outras doenças. Pois é durante a consulta que o médico veterinário analisa junto com o tutor uma série de questões que visam garantir a saúde e bem-estar do animal.

5. Quais os cuidados a ter após a Vacina para Leishmaniose? 

Tal como acontece com os humanos, cada cão pode reagir de forma única às vacinas. Os organismos são diferentes e podem existir reações adversas à Vacina para a Leishmaniose nos cães. Após a toma, é frequente que os cães cocem o local de injeção durante as quatro horas seguintes. 

É aconselhável que o cão fique sob observação durante os 30 minutos seguintes após a administração da vacina, sobretudo quando se trata da primeira. Na Agrivet, recomendamos ao tutor que permaneça na clínica durante este período de tempo para garantir a segurança do animal.

6. A Vacina para Leishmaniose pode ser administrada ao domicílio? 

Para muitos animais, sair do seu local de conforto causa ansiedade. Para reduzir possíveis cenários de stress e, ainda, evitar deslocações desnecessárias do tutor e do seu animal de estimação, a Vacina para Leishmaniose pode ser dada em casa, através da Vacinação do Domicílio.

7. Qual o preço da Vacina para Leishmaniose?

O preço da Vacina para Leishmaniose depende se a mesma for administrada numa unidade de saúde ou ao domicílio. Na vacinação ao domicílio, é incluída a deslocação do médico veterinário. Lembre-se que o investimento em vacinas é dos melhores investimentos que poderá fazer, na medida em que um plano de vacinação eficaz protege contra doenças, muitas vezes fatais.

 

Apenas o médico veterinário poderá dizer se o seu cão precisa da Vacina para Leishmaniose. Na Agrivet, temos uma equipa de profissionais especialistas na saúde e bem-estar dos animais disponíveis para dar resposta a todas as questões dos tutores.

Marque uma consulta e esclareça as suas dúvidas sobre a Vacina para Leishmaniose. A saúde e o bem-estar do seu animal de estimação também dependem de si!

 

A leitura deste artigo não substitui a consulta com um médico veterinário que poderá aconselhar sobre o Plano de Vacinação mais adequado para o seu cão, tendo em conta a idade, o estilo de vida, bem como a região onde reside, entre outros fatores importantes.

Artigos Relacionados

Consultas, Exames e tratamentos em casa