Gatos8 minutos leitura
Vacinas FIV e FeLV: esclarecemos as suas dúvidas com 9 respostas

Vacinas FIV e FeLV: esclarecemos as suas dúvidas com 9 respostas

No âmbito do plano de vacinação dos gatos, as Vacinas FIV e FeLV combatem duas doenças de origem viral, que afetam o seu sistema imunológico. Estas doenças tornam os gatos mais vulneráveis a infeções e problemas de saúde que, em casos mais graves, podem resultar na sua morte.

Trata-se de duas doenças incuráveis, provocadas por dois vírus: o vírus da imunodeficiência felina (FIV) e o vírus da leucemia felina (FeLV).

Neste artigo, vamos esclarecer de que forma estes vírus atuam no organismo dos gatos e como são transmitidos, assim como as questões relacionadas com a vacinação que os seus tutores devem conhecer.

vacina-fiv-felv-artigo-agrivet-1.jpg

Neste artigo, vamos esclarecer tudo o que precisa sobre as vacinas FIV e FeLV

1. O que é o FIV e o FeLV e como atuam no organismo?

O FIV é um vírus de ação lenta, que invade os gânglios linfáticos dos gatos e destrói as células que desempenham um papel fundamental na defesa do sistema imunitário. Esta condição torna-os suscetíveis a infeções secundárias ou às chamadas doenças oportunistas.

Quando infetado, um gato pode ter um comportamento normal e apresentar um estado saudável durante muito tempo. Há uma forte probabilidade do seu tutor nem se aperceber da doença, de forma imediata.

Já o FeLV é o vírus da leucemia felina que compromete o sistema imunitário dos gatos domésticos e selvagens, deixando-os vulneráveis a outros agentes infeciosos. À semelhança do FIV, este vírus também destrói os glóbulos brancos sanguíneos e deixa o organismo sem defesas.

Um gato infetado com FeLV pode permanecer muitos meses sem manifestar sintomas. Contudo, grande parte dos gatos infetados acaba por morrer com problemas associados à fragilidade do sistema imunitário e devido a doenças neoplásicas induzidas pelo vírus, nomeadamente linfoma.


2. Para que serve a vacina para o FIV e FeLV?

A Vacina para o FIV protege os gatos do vírus da imunodeficiência felina, no entanto a mesma não é comercializada em Portugal.

Já a Vacina para o FeLV é uma medida preventiva contra o vírus da leucemia felina. É uma vacina opcional, que só deve ser administrada em gatos com risco de infeção.

É aconselhável que fale com o médico veterinário para se certificar da necessidade da administração desta e de outras vacinas. Apenas um profissional será capaz de elaborar um plano de vacinação, que inclua ou não as vacinas para o FIV e FeLV, ajustado às reais necessidades do seu gato, de acordo com o seu estilo de vida, área geográfica de residência e condição clínica.

infografico-vacina-fiv-felv-artigo-agrivet.jpg

3. Como se transmitem estes dois vírus?

O FIV e FeLV transmitem-se através do contato direto com gatos infetados.

Meios de transmissão do FIV

  • Trocas de saliva em arranhões ou mordeduras, durante brincadeiras ou disputas de território;

  • Contacto com sangue e urina de gatos infetados;

  • Amamentação;

  • Relações sexuais.

Meios de transmissão do FeLV

  • Secreções nasais e saliva;

  • Contacto com urina e fezes de gatos infetados;

  • Mordeduras entre gatos, em lutas territoriais;

  • Gestação e amamentação (menos frequente).

4. Todos os gatos devem tomar a Vacina para o FeLV?

A vacina é recomendada aos gatos incluídos nos grupos de risco, como os que têm contacto com o meio exterior e estão mais expostos ao vírus. Os gatos com status de FeLV desconhecido devem ser testados antes da vacina.

A Vacina para o FeLV é, também, aconselhada para gatos que coabitam com outros que estejam infetados.

5. Quais são os sinais do FIV e do FeLV?

Existem alguns sinais que indicam a existência destas duas doenças, veja:

Os sinais provocados pelo FIV são os seguintes:

Numa fase inicial:

  • Febre;

  • Perda de peso;

  • Diarréia;

  • Letargia.

Na fase progressiva, também designada de crónica ou terminal:

  • Problemas renais;

  • Falência de órgãos do sistema respiratório e do sistema urinário.

Os sinais causados pelo FeLV são os seguintes:

  • Falta de apetite;

  • Febres intermitentes;

  • Perda de peso;

  • Alterações no aspeto do pêlo;

  • Alterações oculares

  • Linfomas

6. Qual o preço da vacina para o FIV e FeLV?

O valor a pagar depende do local onde a vacina é administrada, se no consultório ou em ambiente doméstico, através do serviço de vacinação ao domicílio.

Para saber o valor da vacina para o FIV e FeLV, entre em contacto connosco.

7. Gatos com FeLV podem tomar a vacina?

A Vacina para a Felv só deve ser administrada em gatos sem infeção. A vacinação em gatos que já tenham FeLV, não apresenta qualquer resultado benéfico. Por isso, é importante fazer um teste de sangue antes da vacinação.

8. Em que situações se devem testar os gatos?

A realização do teste antes da toma da Vacina para o FeLV é indicada para gatos não esterilizados que frequentem ambientes exteriores. Se, nestas condições, o seu companheiro felino aparecer com feridas ou ficar doente, deve fazer o despiste do vírus.

9. A vacina para FeLV tem efeitos colaterais?

Apesar de pouco frequente, a vacina para FeLV pode provocar alguns efeitos colaterais. Entre eles, estão o desenvolvimento de nódulos no local da injeção e, em casos muitos raros, foram relatados vómitos e reações de hipersensibilidade.

Para saber mais sobre o plano de vacinação, fale com os nossos especialistas em medicina preventiva e vacinação.

Os nossos médicos veterinários podem esclarecer as suas dúvidas sobre as vacinas para o FIV e FeLV e aconselhar sobre o plano de imunização mais ajustado e eficaz para o seu gato.

Estamos disponíveis para receber os nossos clientes nas instalações da Agrivet, ou responder às suas questões através da nossa página.

Artigos Relacionados

Consultas, Exames e tratamentos em casa