Vacinas para Gatos: consulte o nosso Guia rápido e saiba como proteger o seu animal

A administração de uma vacina é um pequeno gesto que pode salvar a vida do seu animal de estimação. Com este guia rápido e de fácil consulta que preparamos para si, ficará a saber mais sobre as vacinas para gatos e a importância do plano de imunização.

No final da leitura, ficará a saber mais sobre o calendário de vacinação do gato, as doenças que podem ser prevenidas e quais os seus sinais de alerta, as vantagens da vacinação ao domicílio e os cuidados a ter após a toma da vacina.

gato a ser vacinado

A vacinação dos animais de estimação é também um gesto de amor do seu tutor

As vacinas para os gatos são obrigatórias?

As vacinas para os gatos não são obrigatórias. De acordo com a Associação Veterinária Mundial de Pequenos Animais, as vacinas para os gatos dividem-se entre essenciais, que são as recomendadas, opcionais e não essenciais.

Apesar da inexistência de uma obrigatoriedade, as vacinas são de extrema importância para os gatos, na medida em que ajudam a prevenir doenças que podem ser evitadas.

Entre as vacinas recomendadas para os gatos, estão incluídas as vacinas para o Herpevírus Felino, a Panleucopenia Felina e o Calicivírus Felino. Já a vacina de Felv (Leucemia Felina) integra o lote das vacinas opcionais.

As vacinas para gatos protegem contra quais doenças?

A vacinação dos gatos é uma forma simples e rápida de proteger o seu animal de estimação contra doenças. Saber em que consistem estas doenças é fundamental para que tenha uma noção real da importância do plano de imunização para o seu gato.

infográfico com plano de vacinação

Vacina para o Herpevírus Felino (FHV)

Esta vacina previne o aparecimento da chamada Gripe do Gato, que possui este nome por os seus sinais serem semelhantes ao de uma gripe. Trata-se de uma doença muito contagiosa, com maior incidência nos gatos de rua.

Vejamos alguns dos sinais do Herpevírus Felino:

• Rinite;

• Conjuntivite;

• Dificuldades respiratórias.

Vacina para a Panleucopénia Felina (FPV)

A Panleucopénia Felina é uma patologia muito contagiosa e com elevada mortalidade e morbilidade. A vacina previne o aparecimento da doença no gato.

Um gato com Panleucopenia Felina pode apresentar os seguintes sinais:

• Prostração;

• Perda de apetite;

• Vómito;

• Diarreia.

Vacina para o Calicivírus Felino (FCV)

O Calicivírus Felino pode ser considerado como uma forma de Gripe do Gato. A vacina garante a imunização, bem como a redução da sintomatologia e o tempo de duração da doença. Esta patologia afeta, sobretudo, as vias aéreas superiores e a boca.

Entre os sinais do Calcivírus Felino, destacam-se:

• Espirros;

• Úlceras Orais;

• Tosse;

• Conjuntivite.

Vacina da Leucemia Felina (FeLV)

Esta vacina previne, como o próprio nome indica, a Leucemia Felina. Trata-se de um vírus que reduz os níveis de imunidade do gato, deixando-o mais fragilizado para outras doenças. Pode ser letal. É recomendada aos gatos que permaneçam muito tempo na rua ou que coabitem com outros gatos com esta doença.

Esta vacina é de elevada importância pois a Leucemia Felina é incurável e apresenta uma elevada morbilidade. A vacina induz a imunização ao gato e reduz a propagação da doença.

Um gato com Leucemia Felina pode apresentar os seguintes sinais:

• Prostração;

• Perda de peso;

• Perda de apetite;

• Febre.

vacina a ser admnistrada num gato

Com um simples gesto, pode prevenir complicações de saúde e até mesmo salvar a vida do seu animal de estimação

As vacinas para gatos exigem que tipos de cuidados?

Tal como nós, cada animal pode reagir de formas diferentes a cada inoculação a que é submetido. Na Agrivet, aconselhamos que, após a administração das vacinas para gatos, os animais permaneçam em observação.

Desta forma, será mais fácil atuar em caso de alguma reação adversa. Este cuidado reveste-se de maior importância quando se trata da primeira toma.

As vacinas para gatos podem ser dadas ao domicílio?

As vacinas para gatos podem ser dadas ao domicílio, sendo esta opção na verdade uma grande mais-valia, na medida em que reduz a carga de stress associada ao ato da vacinação.

Ao estar num ambiente que lhe é familiar, o gato mantém os seus níveis de stress mais controlados, o que facilita a administração da vacina.

Qualquer procedimento médico beneficia das ações que contribuam para a redução da ansiedade e do stress animal, por isso a vacinação ao domicílio é uma opção que deve ser considerada, sempre que possível.

Para o tutor também é uma mais-valia, na medida em que vê o seu gato mais tranquilo e evita deslocações desnecessárias.

Como posso esclarecer outras dúvidas sobre as vacinas para gatos?

A Agrivet possui uma equipa de profissionais especializados que, no seu dia a dia, zelam pela saúde e bem-estar dos animais de companhia. Temos à sua disposição uma vasta oferta de serviços, que inclui consultas de rotinas e de vacinação.

Fale connosco e esclareça todas as suas dúvidas sobre vacinas para gatos. Poderá visitar-nos no Hospital Veterinário de Torres Vedras, que funciona 24 horas por dia, e na Clínica Veterinária de Mafra.

A leitura deste artigo não substitui a consulta com um médico veterinário que poderá aconselhar sobre o Plano de Vacinação mais adequado para o seu gato, tendo em conta a idade, o estilo de vida, bem como a região onde reside, entre outros fatores importantes.