ATENDIMENTO 24H (Hospital Veterinário de Torres Vedras): 932 996 364
Chamada para a rede móvel nacional
Cirurgias de rotina e de urgência em animais de estimação, das mais simples às mais complexas. Conciliamos o conhecimento e a experiência dos nossos veterinários cirurgiões com a mais avançada tecnologia.
Cirurgias de Urgência
A qualquer momento podem surgir situações em que o seu animal de estimação necessita de uma intervenção cirúrgica.
Para qualquer situação urgente, pode contar com o Hospital Veterinário de Torres Vedras:
Tecnologia de ponta;
Equipamentos de anestesia e monitorização;
Cirurgião presente no horário de atendimento e de prevenção 24/24h.
Cirurgias de Tecidos Moles
Das cirurgias de rotina, como as castrações e esterilizações, até aos procedimentos cirúrgicos mais complexos, como torções gástricas e hérnias, realizamos cirurgias do aparelho digestivo, respiratório, reprodutor, urinário, endocrinológico, entre outros.
A Agrivet disponibiliza:
Infraestruturas de qualidade, equipamentos modernos e tecnologia de ponta;
Cirurgia Laparoscópica: menos invasiva, menos dor e recuperação mais rápida.
Cirurgias Oftalmológicas
No âmbito das cirurgias oftalmológicas, realizamos intervenções cirúrgicas focadas no tratamento de diversas doenças oculares.
A Agrivet disponibiliza:
Cirurgia do globo ocular;
Cirurgia das pálpebras e anexos.
Consideramos fundamental a multidisciplinaridade para darmos resposta a situações específicas da saúde animal.
Para isso, contamos com profissionais experientes dedicados às seguintes valências:
Doenças Infeciosas
As doenças infeciosas são transmitidas por microrganismos como vírus, bactérias, fungos, parasitas, entre outros. Existem vários tipos de doenças infeciosas nos an...
Cardiologia
O coração é um órgão vital também para os animais de estimação e necessita de atenção e de cuidados redobrados pelos Médicos Veterinários e pelos próprios tutores....
Cuidados Paliativos
Os Cuidados Paliativos são um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida de um animal de estimação doente e também dos seus tutores, aliviando e prev...
Prestamos os melhores cuidados de Saúde Veterinária Preventiva e Integrada
Saiba mais sobre Cirurgia em Animais de Estimação e procedimentos anestésicos com as nossas respostas.
Veja também alguns conselhos úteis sobre o antes e depois de uma cirurgia que vão ajudar a cuidar do seu animal de estimação.
Existem riscos envolvidos na cirurgia do meu animal de estimação?
Uma cirurgia, seja na medicina veterinária ou na medicina humana, tem sempre riscos associados.
Uma vez que o animal estará anestesiado é fundamental uma boa monitorização, equipamentos adequados e profissionais experientes e qualificados para garantir o máximo de segurança durante o procedimento.
Desta forma, é possível reduzir os riscos e garantir uma recuperação mais rápida.
Por que razão são realizados exames pré cirúrgicos antes da cirurgia de um animal de estimação?
Na medicina veterinária, tal como na medicina humana, são realizados exames pré cirúrgicos para garantir a segurança do paciente durante a cirurgia.
Além do estudo clínico feito na consulta de cirurgia, são necessários exames para confirmar se o animal pode passar pelo procedimento cirúrgico e se os riscos que corre estão dentro do padrão comum. Os exames pré cirúrgicos são também importantes para definir o anestésico mais adequado e garantir todas as condições de segurança durante a cirurgia.
Posso alimentar o meu animal de estimação antes de uma cirurgia?
Por norma em todos os procedimentos cirúrgicos é aconselhado o jejum do animal de estimação. De acordo com cada situação específica, o médico veterinário pode recomendar até 12 horas de jejum alimentar. Quanto à ingestão de água, em alguns casos é permitida.
Esta recomendação serve para proteger o animal de vomitar quando estiver anestesiado.
O meu animal de estimação vai sentir dor durante a cirurgia?
Não. O animal de estimação receberá a anestesia adequada e calculada de forma prévia através dos exames realizados. Desta forma, a cirurgia será indolor.
Uma anestesia segura e eficaz é aquela que proporciona a sedação, relaxamento muscular e efeito analgésico ao mesmo tempo que mantém as funções vitais do organismo dentro dos padrões normais.
Como funciona o procedimento da anestesia inalatória?
A anestesia inalatória é precedida de uma sedação. Depois é colocado um tubo endotraqueal e o animal é ligado ao ventilador com uma mistura de oxigénio e gás anestésico.
Este procedimento permite um controlo bastante eficaz por parte do anestesista que durante a cirurgia pode aumentar ou diminuir o grau de anestésico. É também menos prejudicial que a anestesia injetável, na medida em que a quantidade de químicos a circular no organismo é reduzida.
Por fim, o animal acaba por ter um recobro também mais rápido.
Que cuidados devo ter com o meu animal de estimação após a cirurgia?
Depois de uma cirurgia, deve assegurar o conforto do seu animal de estimação enquanto ele é transportado até casa. Além disso, pode colocar-lhe o colar isabelino ou a roupa cirúrgica para impedir que se coce, lamba ou retire os pontos. Nos primeiros dias e até voltar à consulta de reavaliação, deve observar se existem alterações como inchaço ou dor, caso verifique alguma dessas situações é aconselhável que fale com o médico veterinário.
Acima de tudo, deve seguir sempre as recomendações do médico veterinário após a cirurgia.
Qual é a importância da cirurgia de castração e esterilização?
A cirurgia de castração ou esterilização é um procedimento comum que contribui para controlar a natalidade, evitar gestações indesejadas e o abandono de animais.
Muitos tutores de cães ou gatos machos também optam pelo procedimento para diminuir comportamentos territoriais e mais agressivos. Já em relação às gatas, pode reduzir as vocalizações fortes durante o cio.
Este procedimento também tem um papel muito importante na área da prevenção, reduz o risco de desenvolvimento de tumores malignos no sistema reprodutivo e também na mama, no caso das fémeas, e outras doenças graves.
Quais os tipos de emergência que podem exigir uma intervenção cirúrgica num animal de estimação?
Alguns exemplos de emergências que podem exigir uma intervenção cirúrgica são:
Acidentes, traumas e quedas que levam a ferimentos leves ou graves;
Torções gástricas;
Ingestão de corpos estranhos;
Obstruções no aparelho gastrointestinal;
Hemorragias internas.
E se o meu animal precisar de uma cirurgia de madrugada, como devo fazer?
Deve contactar o atendimento permanente da Agrivet no Hospital Veterinário de Torres Vedras para informar o estado do seu animal e receber indicações de como deve fazer o transporte.
No nosso hospital temos um médico cirurgião de prevenção preparado para receber e cuidar do seu animal de estimação.
Consultas, Exames e tratamentos em casa