ATENDIMENTO 24H (Hospital Veterinário de Torres Vedras): 932 996 364
Chamada para a rede móvel nacional
As Consultas de Cardiologia para animais de estimação contam com um corpo clínico em formação contínua para dar resposta às mais diversas doenças cardíacas. Tenha acesso a meios de diagnóstico modernos e garanta a saúde do coração do seu melhor amigo.
Exames avançados
Disponibilizamos meios de diagnóstico complementares avançados como radiologia digital direta, ecocardiografia, eletrocardiografia (ECG) e uma gama de analíticas sanguíneas específicas.
Exames de Cardiopatias
A pensar nos criadores que se preocupam com a saúde dos seus animais, disponibilizamos exames que certificam a isenção de cardiopatias congénitas.
Cirurgias
Temos os meios adequados para realizar intervenções com vista a tratar doenças do foro cardíaco, como por exemplo o ducto arterioso persistente.
Consideramos fundamental a multidisciplinaridade para darmos resposta a situações específicas da saúde animal.
Para isso, contamos com profissionais experientes dedicados às seguintes valências:
Eutanásia
Quando se esgotam as opções de tratamento e de manutenção da qualidade de vida, a eutanásia surge como uma resposta digna à dor e ao sofrimento do animal de est...
Anestesia e Cirurgia
Dispomos dos mais recentes equipamentos de anestesia e monitorização para minimizar os riscos das intervenções cirúrgicas e garantir uma recuperação mais rápida da...
Doenças Infeciosas
As doenças infeciosas são transmitidas por microrganismos como vírus, bactérias, fungos, parasitas, entre outros. Existem vários tipos de doenças infeciosas nos an...
Prestamos os melhores cuidados de Saúde Veterinária Preventiva e Integrada
Saiba mais sobre as Consultas de Cardiologia para Animais de Estimação da Agrivet com as nossas respostas.
Veja também alguns conselhos úteis sobre as doenças cardíacas que vão ajudar a cuidar do seu animal de estimação.
Como é feita a consulta de cardiologia para animais?
Na consulta veterinária de cardiologia, é revisto o historial clínico do paciente. O médico veterinário faz uma avaliação do estado geral do animal de estimação, através de um exame físico, para analisar importantes sinais vitais.
Para isso, é medida a tensão arterial e os batimentos cardíacos. Sempre que necessários, são realizados outros exames complementares de diagnóstico para confirmar suspeitas ou problemas identificados na consulta veterinária.
Depois de estabelecido o prognóstico, os pormenores dos tratamentos e cuidados a ter para garantir o bem-estar do animal são discutidos com o tutor.
Além disso, é elaborado o plano de acompanhamento que inclui observação clínica e exames periódicos, quando necessários.
Quer saber mais? Marque uma consulta aqui
Qual é a importância da consulta de cardiologia na medicina veterinária?
A consulta de cardiologia é fundamental para o despiste correto de doenças cardiovasculares congénitas, hereditárias ou adquiridas.
Por vezes, os sinais dessas doenças são confundidos com outras patologias ao longo da vida do animal ou com a velhice, colocando em risco a sua vida com tratamentos incorretos.
Nesse sentido, as consultas de cardiologia permitem adequar a terapêutica e monitorizar a doença cardíaca, contribuindo para tratar ou retardar a sua evolução, além de melhorar a qualidade de vida dos animais.
Quais são as espécies de animais que podem necessitar da consulta de cardiologia?
De um modo geral, os cães e os gatos são as espécies que mais necessitam da consulta de cardiologia.
Graças aos avanços da medicina veterinária, muitas das cardiopatias que antes tiravam a vida dos nossos animais de estimação, podem agora ser tratadas com sucesso. O diagnóstico precoce e o correto tratamento são fundamentais para os animais cardiopatas.
Quais são os exames complementares de diagnóstico usados em cardiologia?
Os principais exames complementares de diagnóstico usados em cardiologia são o ecocardiograma, eletrocardiograma, bem como, hemogramas, exames sanguíneos específicos, genéticos e marcadores de lesão cardíaca, assim como radiologia digital direta.
Todos estes exames podem ser realizados nas Unidades de Saúde Veterinária da Agrivet.
Quer saber mais? Marque uma consulta aqui
Quais são os sinais associados a problemas cardíacos?
Alguns dos sinais que podem estar associados a problemas cardíacos nos animais de estimação são:
Dificuldade em respirar;
Falta de ar;
Cansaço extremo;
Tosse e persistente;
Problemas em acalmar-se;
Perda de apetite;
Fraqueza ou letargia;
Frequência cardíaca baixa ou alta;
Intolerância ao exercício.
Aconselhamos que o tutor esteja sempre atento a qualquer sinal de dificuldade ou mal estar do seu animal de estimação. Caso verifique algum desses sinais deve contactar o médico veterinário o mais rápido possível.
Qual é a doença cardíaca mais comum nos cães?
As doenças cardíacas adquiridas, que se desenvolvem ao longo da vida dos cães, são as que têm maior taxa de prevalência nesses animais, sendo a doença degenerativa valvular a mais comum, estando a Cardiomiopatia Dilatada (CMD) a seguir.
Para identificar a patologia, além da observação e auscultação do paciente, o médico veterinário pode solicitar exames de sangue, eletrocardiograma, ecocardiograma e raio-x.
Os prognósticos destes casos dependem do estágio em que a doença for diagnosticada, da sua vigilância em consultas de cardiologia e da resposta do animal à medicação.
Como é feita a ecocardiografia em gatos?
A ecocardiografia em gatos é feita com a mesma tecnologia usada para os humanos. As imagens são obtidas por ultrassom e doppler através de uma sonda.
O ecocardiograma, como também é conhecida a ecocardiografia, é um exame indolor, apenas é necessário colocar um gel condutor na pele do animal para fazer a ligação ao interior do seu corpo e captar as imagens.
O médico veterinário visualiza as imagens que vai captando em tempo real através de um monitor. Este exame tem uma duração aproximada de 30 minutos.
O cão precisa de anestesia para fazer um eletrocardiograma?
Não. O eletrocardiograma é indolor e sem necessidade de cortes ou injeções.
Tal como é feito nos humanos, os eletrodos são colocados na pele do cão e através deles é feita a leitura elétrica dos batimentos do coração.
Quer saber mais? Marque uma consulta aqui
Como posso prevenir o aparecimento de doenças cardíacas no meu animal de estimação?
Não existe uma forma de prevenir o aparecimento de doenças cardíacas no seu animal de estimação. Contudo, é possível reduzir os riscos, atrasar ou minimizar os sinais da doença.
O tutor tem um papel fundamental nessa tarefa, promovendo um estilo de vida saudável ao seu amigo, através de:
Exercício físico regular;
Dieta adequada ao seu estado físico e clínico;
Controlo de peso;
Consulta veterinária de rotina.
Siga as recomendações do médico veterinário para aumentar a esperança média de vida do seu animal de estimação e promover-lhe qualidade.
Consultas, Exames e tratamentos em casa