Cuidados Paliativos

img-banner-topo-consultas.jpg

Assistência ao domicílio

Os cuidados de saúde vão ao encontro do animal de estimação e do tutor para garantir o conforto necessário neste momento de fragilidade.

Medicinas alternativas

Abordagem holística através da conjugação da medicina tradicional com as medicinas alternativas para ajudar no controlo da dor crónica.

Apoio ao tutor

Acompanhamento ao tutor, esclarecendo dúvidas e fornecendo ferramentas para lidar com o momento e com a possível perda do animal de estimação.

Conheça outras consultas de especialidade

Consideramos fundamental a multidisciplinaridade para darmos resposta a situações específicas da saúde animal.

Para isso, contamos com profissionais experientes dedicados às seguintes valências:

Doenças Infeciosas

As doenças infeciosas são transmitidas por microrganismos como vírus, bactérias, fungos, parasitas, entre outros. Existem vários tipos de doenças infeciosas nos an...

Cardiologia

O coração é um órgão vital também para os animais de estimação e necessita de atenção e de cuidados redobrados pelos Médicos Veterinários e pelos próprios tutores....

Dermatologia

Os problemas dermatológicos estão entre os que mais motivam as idas ao médico veterinário e por isso a Dermatologia é uma área muito importante da Medicina Veterin...

Agri

Garanta a saúde e bem-estar do seu animal de estimação com o apoio dos nossos profissionais e meios de diagnóstico de alta tecnologia.

Consultas e Outros Serviços

Prestamos os melhores cuidados de Saúde Veterinária Preventiva e Integrada

Gatos

Gatos

Cães

Cães

Roedores

Roedores

Coelhos

Coelhos

Aves

Aves

Reptéis

Reptéis

Agri

Faça a sua Marcação de Consulta

Perguntas Frequentes sobre Cuidados Paliativos para Animais de Estimação

Saiba mais sobre os Cuidados Paliativos da Agrivet e os seus benefícios com as nossas respostas.

Partilhamos, ainda, alguns conselhos úteis para promover a qualidade de vida do seu animal de estimação.

Os cuidados paliativos são direcionados para situações em que os tratamentos deixam de travar os avanços da doença. 

Esta situação acontece com as doenças progressivas e degenerativas, como por exemplo: as insuficiências de órgãos ou neoplasias. 

Nestes casos, é necessária uma dedicação especial por parte do tutor para lidar com a nova condição clínica do seu companheiro. 

Os cuidados paliativos podem ser aplicados desde o momento do diagnóstico da doença, sendo cada vez mais importantes à medida que a doença evolui. 

Quer saber mais? Marque uma consulta aqui

A grande mais-valia dos cuidados paliativos nos animais de estimação, tal como acontece nos humanos, é o alívio da dor e do sofrimento.

Através de um conjunto de terapêuticas, os cuidados paliativos visam a manutenção da qualidade de vida para que o paciente viva de forma digna e com o máximo de conforto e bem-estar perante uma doença grave ou incapacitante.

Os cuidados paliativos também acompanham e apoiam o tutor em todas as fases da doença, preparando-os para uma possível perda do seu animal de estimação.

Nos cuidados paliativos, o médico veterinário elabora com o tutor um plano de ação para definir as terapêuticas mais indicadas para proporcionar uma vida condigna.

Cada caso é analisado pela equipa multidisciplinar com vista a adequar os cuidados médicos e de enfermagem às necessidades do animal de estimação e do tutor com vista a garantir a manutenção da qualidade de vida.

O tutor é apoiado durante todo o processo pelos médicos veterinários para que encontre a melhor forma de viver este momento. 

A nossa equipa assume o compromisso com o tutor e com o paciente em proporcionar todos os cuidados e tratamentos necessários para que o animal de estimação viva com o máximo de conforto possível.

Quer saber mais? Marque uma consulta aqui

Nos cuidados paliativos, é feita a monitorização da dor do animal de estimação com vista a aliviar o sofrimento através de terapêuticas adequadas.

No entanto, existem alguns sinais que ajudam a perceber se o animal encontra-se em sofrimento, como por exemplo:

  • Choro e gemido;

  • Desconforto quando é tocado; 

  • Comportamentos mais agressivos;

  • Falta de mobilidade;

  • Dificuldades em andar; 

  • Perda de apetite;

  • Respiração ofegante;

  • Batimentos cardíacos acelerados; 

  • Prostração e olhar perdido. 

Entre o tutor e o seu cão já existe uma forte ligação de amizade e amor. Através de um olhar mais atento, conseguirá identificar os sinais que indicam possibilidade de dor, mesmo que sejam diferentes daqueles que referimos.

Os tratamentos que podem ser utilizados nos cuidados paliativos são diversos e ajustados caso a caso. 

Podem ser utilizadas medicação analgésica, terapias de reabilitação veterinária ou terapias alternativas, que incluem a acupuntura.

Sim.  Na Agrivet os cuidados paliativos também estão incluídos no nosso serviço ao domicílio. 

O conforto do lar é benéfico tanto para o animal de estimação quanto para o tutor. Sentir a segurança do ambiente familiar proporciona tranquilidade, evitando deslocações necessárias, numa fase em que queremos proporcionar o máximo de conforto.

Para minimizar o sofrimento do seu animal de estimação, além de muita atenção e carinho, é necessário garantir que todos os cuidados de saúde estão a ser tomados.

Fale com o seu médico veterinário para que seja definido um plano de ação para proporcionar o alívio que o seu animal de estimação necessita.

  • Além disso, poderá:

  • Providenciar um ambiente familiar calmo; 

  • Garantir o conforto do seu local de descanso; 

  • Facilitar a sua mobilidade pela casa e à caixa de areia.

Converse com o seu médico veterinário que poderá aconselhar sobre as melhores formas de minimizar o sofrimento do seu animal de estimação.

Consultas, Exames e tratamentos em casa