ATENDIMENTO 24H (Hospital Veterinário de Torres Vedras): 932 996 364
Chamada para a rede móvel nacional
Os Cuidados Paliativos visam aliviar o sofrimento dos animais com doenças crónicas ou em fase terminal. Garantir o máximo de conforto e apoiar os tutores para a manutenção da qualidade de vida da família é a nossa missão.
Assistência ao domicílio
Os cuidados de saúde vão ao encontro do animal de estimação e do tutor para garantir o conforto necessário neste momento de fragilidade.
Medicinas alternativas
Abordagem holística através da conjugação da medicina tradicional com as medicinas alternativas para ajudar no controlo da dor crónica.
Apoio ao tutor
Acompanhamento ao tutor, esclarecendo dúvidas e fornecendo ferramentas para lidar com o momento e com a possível perda do animal de estimação.
Consideramos fundamental a multidisciplinaridade para darmos resposta a situações específicas da saúde animal.
Para isso, contamos com profissionais experientes dedicados às seguintes valências:
Eutanásia
Quando se esgotam as opções de tratamento e de manutenção da qualidade de vida, a eutanásia surge como uma resposta digna à dor e ao sofrimento do animal de est...
Anestesia e Cirurgia
Dispomos dos mais recentes equipamentos de anestesia e monitorização para minimizar os riscos das intervenções cirúrgicas e garantir uma recuperação mais rápida da...
Doenças Infeciosas
As doenças infeciosas são transmitidas por microrganismos como vírus, bactérias, fungos, parasitas, entre outros. Existem vários tipos de doenças infeciosas nos an...
Prestamos os melhores cuidados de Saúde Veterinária Preventiva e Integrada
Saiba mais sobre os Cuidados Paliativos da Agrivet e os seus benefícios com as nossas respostas.
Partilhamos, ainda, alguns conselhos úteis para promover a qualidade de vida do seu animal de estimação.
Quando é que os cuidados paliativos são indicados para os animais de estimação?
Os cuidados paliativos são direcionados para situações em que os tratamentos deixam de travar os avanços da doença.
Esta situação acontece com as doenças progressivas e degenerativas, como por exemplo: as insuficiências de órgãos ou neoplasias.
Nestes casos, é necessária uma dedicação especial por parte do tutor para lidar com a nova condição clínica do seu companheiro.
Os cuidados paliativos podem ser aplicados desde o momento do diagnóstico da doença, sendo cada vez mais importantes à medida que a doença evolui.
Quer saber mais? Marque uma consulta aqui
Por que razão os cuidados paliativos nos animais de estimação são importantes?
A grande mais-valia dos cuidados paliativos nos animais de estimação, tal como acontece nos humanos, é o alívio da dor e do sofrimento.
Através de um conjunto de terapêuticas, os cuidados paliativos visam a manutenção da qualidade de vida para que o paciente viva de forma digna e com o máximo de conforto e bem-estar perante uma doença grave ou incapacitante.
Os cuidados paliativos também acompanham e apoiam o tutor em todas as fases da doença, preparando-os para uma possível perda do seu animal de estimação.
Como funcionam os cuidados paliativos da Agrivet?
Nos cuidados paliativos, o médico veterinário elabora com o tutor um plano de ação para definir as terapêuticas mais indicadas para proporcionar uma vida condigna.
Cada caso é analisado pela equipa multidisciplinar com vista a adequar os cuidados médicos e de enfermagem às necessidades do animal de estimação e do tutor com vista a garantir a manutenção da qualidade de vida.
O tutor é apoiado durante todo o processo pelos médicos veterinários para que encontre a melhor forma de viver este momento.
A nossa equipa assume o compromisso com o tutor e com o paciente em proporcionar todos os cuidados e tratamentos necessários para que o animal de estimação viva com o máximo de conforto possível.
Quer saber mais? Marque uma consulta aqui
Como sei que o meu animal de estimação está a sofrer?
Nos cuidados paliativos, é feita a monitorização da dor do animal de estimação com vista a aliviar o sofrimento através de terapêuticas adequadas.
No entanto, existem alguns sinais que ajudam a perceber se o animal encontra-se em sofrimento, como por exemplo:
Choro e gemido;
Desconforto quando é tocado;
Comportamentos mais agressivos;
Falta de mobilidade;
Dificuldades em andar;
Perda de apetite;
Respiração ofegante;
Batimentos cardíacos acelerados;
Prostração e olhar perdido.
Entre o tutor e o seu cão já existe uma forte ligação de amizade e amor. Através de um olhar mais atento, conseguirá identificar os sinais que indicam possibilidade de dor, mesmo que sejam diferentes daqueles que referimos.
Quais são os tratamentos que podem ser utilizados nos cuidados paliativos?
Os tratamentos que podem ser utilizados nos cuidados paliativos são diversos e ajustados caso a caso.
Podem ser utilizadas medicação analgésica, terapias de reabilitação veterinária ou terapias alternativas, que incluem a acupuntura.
Os cuidados paliativos da Agrivet podem ser prestados ao domicílio?
Sim. Na Agrivet os cuidados paliativos também estão incluídos no nosso serviço ao domicílio.
O conforto do lar é benéfico tanto para o animal de estimação quanto para o tutor. Sentir a segurança do ambiente familiar proporciona tranquilidade, evitando deslocações necessárias, numa fase em que queremos proporcionar o máximo de conforto.
O que posso fazer para minimizar o sofrimento do meu animal de estimação?
Para minimizar o sofrimento do seu animal de estimação, além de muita atenção e carinho, é necessário garantir que todos os cuidados de saúde estão a ser tomados.
Fale com o seu médico veterinário para que seja definido um plano de ação para proporcionar o alívio que o seu animal de estimação necessita.
Além disso, poderá:
Providenciar um ambiente familiar calmo;
Garantir o conforto do seu local de descanso;
Facilitar a sua mobilidade pela casa e à caixa de areia.
Converse com o seu médico veterinário que poderá aconselhar sobre as melhores formas de minimizar o sofrimento do seu animal de estimação.
Consultas, Exames e tratamentos em casa