Doenças Infeciosas

img-banner-topo-consultas.jpg

Prevenção de Doenças Infeciosas

As doenças infeciosas são muito perigosas para a saúde e vida do seu animal de estimação, mas podem ser prevenidas com a imunização adequada e proteção contra os vetores transmissores.

Asseguramos:

  • Plano individual de vacinação e desparasitação;

  • Sensibilização do tutor para os cuidados diários essenciais.

Tratamento de Doenças Infeciosas

As doenças infeciosas têm uma taxa de mortalidade elevada porque afetam o sistema imunitário, dando origem a outras doenças associadas. Assim, é necessário identificar desde logo a doença para estabelecer o melhor protocolo de tratamento.

Garantimos:

  • Internamento isolado e adequado ao paciente;

  • Medidas terapêuticas e de controlo da doença.

Conheça outras consultas de especialidade

Consideramos fundamental a multidisciplinaridade para darmos resposta a situações específicas da saúde animal.

Para isso, contamos com profissionais experientes dedicados às seguintes valências:

Cardiologia

O coração é um órgão vital também para os animais de estimação e necessita de atenção e de cuidados redobrados pelos Médicos Veterinários e pelos próprios tutores....

Cuidados Paliativos

Os Cuidados Paliativos são um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida de um animal de estimação doente e também dos seus tutores, aliviando e prev...

Dermatologia

Os problemas dermatológicos estão entre os que mais motivam as idas ao médico veterinário e por isso a Dermatologia é uma área muito importante da Medicina Veterin...

Agri

Garanta a saúde e bem-estar do seu animal de estimação com o apoio dos nossos profissionais e meios de diagnóstico de alta tecnologia.

Consultas e Outros Serviços

Prestamos os melhores cuidados de Saúde Veterinária Preventiva e Integrada

Gatos

Gatos

Cães

Cães

Roedores

Roedores

Coelhos

Coelhos

Aves

Aves

Reptéis

Reptéis

Agri

Faça a sua Marcação de Consulta

Perguntas Frequentes sobre Doenças Infeciosas

Saiba mais sobre a Doenças Infeciosas em Animais de Estimação com as nossas respostas.

Veja também alguns conselhos úteis sobre doenças e prevenção que vão ajudar a cuidar do seu animal de estimação.

São doenças transmitidas de animal para animal, de vetor para animal (como o mosquito ou carraça) ou de animais para humanos.

Essas infeções são causadas por microrganismos como vírus, bactérias, fungos ou parasitas.

As doenças infeciosas nos animais são na sua maioria muito graves e fatais, algumas têm tratamento, mas podem causar danos permanentes no organismo do animal, e outras podem tornar-se crónicas.

A única forma de evitar doenças infeciosas no seu animal de estimação é através de medidas preventivas como a vacinação e a desparasitação.

Com um plano de vacinação adequado e atualizado o seu amigo estará sempre protegido, evitando que a doença se propague a outros animais e pessoas.

Além disso, é muito importante ter a desparasitação interna e externa sempre em dia, para afastar os vetores/parasitas responsáveis por infestações e doenças graves.

Se suspeita que o seu animal de estimação possa ter uma doença infeciosa, fale connosco. Estamos preparados para esclarecer as suas dúvidas e avaliar o estado de saúde do seu animal de estimação para um diagnóstico correto.

Uma das doenças infeciosas mais graves no cão é a Raiva, provocada pelo Rabdovírus. Em Portugal, esta é a única vacina obrigatória, com vista a manter a doença controlada.

Outras doenças infeciosas são a Parvovirose, Esgana, Hepatite Viral, Leptospirose, Tosse do Canil, Febre da Carraça, Giardia e Leishmaniose, por exemplo. As vacinas para doenças infeciosas são a melhor forma de proteger o seu animal, ao reduzir o risco de contágio e/ou diminuindo o impacto da doença no organismo.

Conheça o serviço de Vacinação das Unidades de Saúde Veterinária Agrivet.

O vírus da leucemia felina ou FeLV é um um virus que afeta exclusivamente gatos e que ataca o sistema imunitário, deixando-os sem defesas para combater outras infeções secundárias. Esta doença não tem cura, sendo transmitida entre gatos através da saliva.

Trata-se de um vírus silencioso, em que os sinais acabam por surgir quando o felino contrai outras infeções devido ao enfraquecimento do organismo.

A única forma de proteger o seu gato é através da vacinação.

Conheça o serviço de Vacinação das Unidades de Saúde Veterinária Agrivet.

Entre as doenças infeciosas que podem afetar os gatos, destacamos:

  • FIV: Vírus da Imunodeficiência Felina que ataca o sistema linfático e destrói o sistema imunitário. Trata-se de uma doença sem cura que pode ser fatal e para a qual não existe vacina em Portugal, sendo as medidas preventivas a melhor forma de lidar com o FIV.

  • Panleucopenia: é uma doença muito grave e mortal, causada pelo parvovírus felino.

  • Coriza ou “gripe dos gatos”: é uma doença infeciosa nas vias respiratórias que pode ser causada por vírus e/ou bactérias.

A PBFD (Psittacine Beak and Feather Disease) é uma doença infeciosa comum nas aves, causada por um vírus da família do circoviridae que provoca a queda e deformação das penas e do bico.

É uma doença fatal que destrói as defesas do organismo. Regra geral, os sinais surgem quando a doença já se encontra num estado bastante avançado, o que reforça a importância de um acompanhamento médico veterinário regular.

Esta doença transmite-se de ave para ave através do contacto com as fezes, comedouros ou bebedouros e correntes de ar.

Entre as doenças infeciosas das aves, destacamos a Aspergilose. Trata-se de uma doença que ataca as vias respiratórias e tem origem num fungo que lhe dá o nome.

A forma mais eficaz de proteger o seu coelho de doenças infeciosas é através da vacinação e de medidas higiénicas que passam por uma limpeza cuidada da sua gaiola, do comedouro e bebedouro e de outros acessórios.

Desta forma, será mais fácil prevenir as doenças infeciosas nos coelhos, como é o caso da mixomatose, que pode ser transmitida por pulgas e carraças, ou da Doença hemorrágica viral, causada por um vírus da família dos calicivírus, a doença é transportada por vetores como mosquitos e propaga-se através de contacto com animais doentes ou através de camas, urina, fezes.

Consultas, Exames e tratamentos em casa