ATENDIMENTO 24H (Hospital Veterinário de Torres Vedras): 932 996 364
Chamada para a rede móvel nacional
Quando as opções de tratamento se esgotam e a dor e o sofrimento fazem parte do dia a dia, dizer adeus pode ser um ato de amor. Com um respeito profundo pelos animais e tutores, realizamos a Eutanásia quando já não é possível garantir o bem-estar dos animais.
Eutanásia ao domicílio
Os procedimentos da eutanásia ao domicílio são iguais aos realizados em ambiente hospitalar com a vantagem do animal poder permanecer no seu lar.
Os principais benefícios da eutanásia ao domicílio são:
Evitar que o animal sofra com dores e ansiedade durante o transporte para a clínica;
Permitir que o último momento seja vivido em família e com serenidade.
Eutanásia na Unidade de Saúde
A eutanásia na Agrivet pode ser realizada no Hospital Veterinário de Torres Vedras, na Clínica veterinária de Mafra.
Pelo amor que sentimos aos animais, asseguramos:
Um ambiente sereno, com conforto e tranquilidade;
Acompanhamento próximo e dedicado com o paciente e tutor.
Consideramos fundamental a multidisciplinaridade para darmos resposta a situações específicas da saúde animal.
Para isso, contamos com profissionais experientes dedicados às seguintes valências:
Anestesia e Cirurgia
Dispomos dos mais recentes equipamentos de anestesia e monitorização para minimizar os riscos das intervenções cirúrgicas e garantir uma recuperação mais rápida da...
Doenças Infeciosas
As doenças infeciosas são transmitidas por microrganismos como vírus, bactérias, fungos, parasitas, entre outros. Existem vários tipos de doenças infeciosas nos an...
Cardiologia
O coração é um órgão vital também para os animais de estimação e necessita de atenção e de cuidados redobrados pelos Médicos Veterinários e pelos próprios tutores....
Prestamos os melhores cuidados de Saúde Veterinária Preventiva e Integrada
Saiba mais sobre o processo de Eutanásia com as nossas respostas.
Veja também alguns conselhos úteis sobre como saber se chegou o momento e como superar o luto do seu animal de estimação.
O que é a eutanásia animal?
A palavra eutanásia tem origem nos termos gregos “eu” que significa boa e “thanatos”, morte. De forma literal, eutanásia quer dizer boa morte e sem sofrimento, uma partida em paz.
A eutanásia animal pode ser encarada como um ato de compaixão quando as soluções de tratamento e de melhoria da qualidade de vida já se esgotaram e o animal está em constante sofrimento. Ainda que seja muito duro, a eutanásia consegue permitir que o nosso melhor amigo se livre da dor e descanse em paz.
Como funciona a eutanásia na Agrivet?
A eutanásia na Agrivet pode ser realizada no Hospital Veterinário de Torres Vedras, na Clínica veterinária de Mafra ou ao domicílio, junto dos tutores e da família.
O procedimento é rápido e consiste na administração de uma solução injetável, que levará o animal a um sono profundo de forma tranquila e serena.
O efeito da substância injetada é irreversível, por essa razão é muito importante que a decisão seja tomada em consciência e em conjunto com o médico veterinário.
Como posso saber que chegou o momento da eutanásia no meu cão ou gato?
Para saber se chegou o momento de falar sobre a eutanásia, aconselhamos que reflita sobre o dia a dia do seu animal de estimação e avalie as suas capacidades.
O seu animal de estimação:
Consegue mexer-se sem dores?
Aprecia alguma atividade ou brincadeira?
Tem apetite?
Está sempre com dores?
Está apático e sem alegria?
Apresenta dificuldades em respirar? Chora ou geme?
Ainda responde a estímulos?
Sente alívio do sofrimento através dos cuidados paliativos?
Depois de responder a estas questões, faça um balanço dos aspetos positivos e negativos para perceber se ainda existe alguma qualidade de vida.
A eutanásia cumpre com a sua missão quando é uma resposta para libertar o seu animal de estimação de um sofrimento continuado e sem melhorias.
Para apoiar neste processo, é muito importante que fale com o médico veterinário sobre a eutanásia para que este profissional possa contribuir com a sua avaliação, tendo em conta:
a autoavaliação do tutor;
a qualidade de vida atual do animal.
Quem é que decide sobre a necessidade da eutanásia, o veterinário ou o tutor?
A decisão final cabe sempre ao tutor, no entanto, um médico veterinário pode opor-se à realização da eutanásia, caso os motivos infrinjam os valores éticos que defende no dia a dia da sua profissão.
Assim sendo, o diálogo aberto entre tutor e médico veterinário revela-se de extrema importância para que o processo decorra de forma tranquila, tendo em conta o superior interesse do bem-estar do animal de estimação.
Fale sempre com o médico veterinário, esclareça as suas dúvidas, e partilhe também o que sente com a sua família.
Lembre-se também de confiar na sua decisão e no amor que sente pelo seu amigo, sabendo que ele estará sempre consigo.
Quais são as vantagens da eutanásia ao domicílio?
A eutanásia ao domicílio é muitas vezes escolhida pelos tutores devido ao conforto que proporciona ao animal de estimação.
Por um lado, evita o sofrimento físico do transporte até à clínica, por outro lado dá-lhe a tranquilidade de estar no seu ambiente familiar. Assim, poderá descansar no lugar onde sempre foi feliz e junto daqueles que sempre o amaram.
Posso segurar o meu animal de estimação para a sedação e eutanásia?
Pode segurar o seu animal de estimação, conversar com ele e acariciá-lo. É muito importante que o seu amigo sinta a segurança da sua presença e do seu toque.
Vamos trabalhar juntos para encontrar a melhor posição para estar com o seu amigo ao mesmo tempo que nos permite aceder às áreas do corpo do seu animal de estimação onde é administrada a injeção.
O meu animal de estimação vai sentir dor durante o processo de eutanásia?
Não. O processo de eutanásia é indolor, por isso, este procedimento também é conhecido como “por o animal a dormir”. A injeção aplicada pelo médico veterinário induz o sono até ao seu descanso eterno. O espaço de tempo entre o momento da administração da solução até ao fim do processo é bastante curto.
E depois da eutanásia, o que posso fazer para homenagear o meu fiel amigo?
Existem várias formas de homenagear o seu fiel amigo e guardar as suas memórias para sempre. Cada tutor tem a sua maneira de lidar com o luto. Podemos partilhar alguns exemplos da experiência que temos com os nossos tutores.
Há quem faça uma placa de gesso com a marca da patinha do seu amigo, quem crie um álbum de fotos do seu amigo e há quem tenha feito uma jóia para guardar parte das cinzas do seu animal de estimação.
Todas as opções são válidas, faça sempre o que mandar o seu coração.
É normal os outros animais da casa sentirem a falta daquele que partiu?
Sim. É normal os outros animais da casa sentirem a falta daquele que partiu, chorarem e procurarem-no nos lugares onde ele gostava mais de estar. A mudança de comportamento também se verifica em alguns casos.
No entanto, mesmo que sejam situações normais, aconselhamos que converse com o médico veterinário sobre todas as alterações. Lembre-se de manter as rotinas e a partilha afeto e amor para que juntos possam lidar melhor com a perda.
Consultas, Exames e tratamentos em casa