Consulta de Odontologia

img-banner-topo-consultas.jpg

Planos de Prevenção

A prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde oral do seu animal de estimação para salvaguardar o seu bem-estar.  

Nesta consulta esclarecemos todas as dúvidas sobre as boas práticas de higiene oral e quais os sinais de alerta de patologias. Assim é possível prevenir e evitar o agravamento de doenças orais.

Tratamentos e Cirurgias Orais

Dispomos dos meios e técnicos adequados para realizar diferentes tipos de tratamentos e cirurgias orais para corrigir problemas e tratar doenças. Entre os tratamentos e cirurgias que realizamos, destacam-se:

  • Extração dentária,

  • Limpeza oral e destartarização.

Conheça outras consultas de especialidade

Consideramos fundamental a multidisciplinaridade para darmos resposta a situações específicas da saúde animal.

Para isso, contamos com profissionais experientes dedicados às seguintes valências:

Doenças Infeciosas

As doenças infeciosas são transmitidas por microrganismos como vírus, bactérias, fungos, parasitas, entre outros. Existem vários tipos de doenças infeciosas nos an...

Cardiologia

O coração é um órgão vital também para os animais de estimação e necessita de atenção e de cuidados redobrados pelos Médicos Veterinários e pelos próprios tutores....

Cuidados Paliativos

Os Cuidados Paliativos são um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida de um animal de estimação doente e também dos seus tutores, aliviando e prev...

Agri

Garanta a saúde e bem-estar do seu animal de estimação com o apoio dos nossos profissionais e meios de diagnóstico de alta tecnologia.

Consultas e Outros Serviços

Prestamos os melhores cuidados de Saúde Veterinária Preventiva e Integrada

Gatos

Gatos

Cães

Cães

Roedores

Roedores

Coelhos

Coelhos

Aves

Aves

Reptéis

Reptéis

Agri

Faça a sua Marcação de Consulta

Perguntas Frequentes sobre as Consultas de Odontologia para Animais de Estimação

Saiba mais sobre as Consultas de Odontologia para Animais de Estimação da Agrivet e conheça os benefícios com as nossas respostas. 

Veja também alguns conselhos úteis sobre a saúde oral que vão ajudar a cuidar do seu animal de estimação.

A consulta de odontologia veste-se de grande importância para os animais de estimação, na medida em que a saúde oral influencia a saúde global do organismo, com consequências diretas para a qualidade de vida e o bem-estar do seu amigo. 

A cavidade oral dos animais é um local propício à concentração de bactérias e desenvolvimento de  infeções, sendo necessária uma higienização cuidadosa para remover o tártaro e a placa bacteriana acumulados, evitando assim possíveis dores de dentes e doenças orais, como gengivites, periodontites, entre outras.

Além de causarem dor e desconforto, os problemas orais podem dar origem a outras doenças graves.

É também nas consultas de odontologia, que o médico veterinário analisa as características específicas de cada animal. Desta forma é mais fácil identificar a presença de sinais que possam dar origem às doenças mais comuns em cada espécie. 

No caso dos coelhos e roedores, por exemplo, é sabido que o sobrecrescimento dentário dos coelhos (crescimento excessivo dos dentes) pode originar maloclusões. 

Quanto mais cedo os problemas dentários e orais forem identificados, mais rápido tem o início o tratamento e maiores são as probabilidades de cura.

Quer saber mais? Marque uma consulta aqui

Os cães, gatos e coelhos e algumas espécies de pequenos roedores precisam de consultas periódicas de odontologia para uma boa manutenção da higiene oral e controlo de possíveis problemas dentários.

Os dentes dos coelhos têm um crescimento contínuo. Sempre que o desgaste natural através da alimentação for insuficiente, os dentes dos coelhos devem ser desbastados com a ajuda de um médico veterinário. Caso contrário, os dentes podem começar a ficar desalinhados e criar pontas, causando ferimentos na boca e língua. Esse crescimento excessivo poderá originar problemas como a maloclusão, por exemplo. 

É necessário garantir que a alimentação está adequada às necessidades do seu coelho. Se tiver dúvidas, pode aconselhar-se com os nossos médicos veterinários para a elaboração de um plano alimentar ajustado às reais necessidades do seu companheiro.

Recomenda-se também a vigilância do crescimento dos dentes e uma avaliação periódica odontológica de acordo com as indicações do médico veterinário. A prevenção é sempre a melhor solução. 

No caso de verificar alguma alteração dentária ou comportamental, aconselhamos a visita ao médico veterinário com brevidade.

A extração de dentes no cão é um procedimento cirúrgico que carece de anestesia. São necessários alguns exames de diagnóstico como radiografia odontológica e análises relacionadas com a intervenção. 

O médico veterinário da valência de odontologia avalia o quadro clínico e qual a técnica de extração mais adequada para cada situação em particular. 

Uma das doenças orais mais comuns no cão é a doença periodontal. Trata-se de uma infecção bacteriana na boca. 

Esta doença é causada pela acumulação de restos de comida na cavidade oral que vai formando uma placa bacteriana nos dentes. Depois calcifica e transforma-se em tártaro. 

Quando o tártaro se encontra em estado avançado, o cão pode começar a perder dentes e a infeção alastrar para outros órgãos através do sistema sanguíneo.

Quer saber mais? Marque uma consulta aqui

Os sinais que indicam que o cão necessita de uma consulta de odontologia podem passar por: 

  • Mau hálito; 

  • Dentes partidos, tortos ou a mais; 

  • Dentição de leite que não caiu; 

  • Tártaro; 

  • Excesso de saliva; 

  • Diminuição do apetite; 

  • Abcesso ou qualquer outro tipo de inflamação na boca; 

  • Sangramento ou vermelhidão na gengiva.

Os problemas de saúde oral que podem afetar os gatos são:

  • Periodontite, tal como os cães, os felinos também podem sofrer com infeções graves nas gengivas e dentes. 

  • Abcessos, que podem surgir de um momento para o outro, como inchaços na face, gengivas ou interior dos lábios.

  • Fraturas no maxilar ou mandíbulas, o espírito aventureiro dos felinos, as suas brincadeiras e saltos podem dar origem a acidentes.

  • Dentes desalinhados, dificuldade em abrir e fechar a boca ou mastigar.

Para saber se o coelho precisa de consulta de odontologia deve ter atenção a alguns sinais: 

  • Perda de apetite;

  • Queixo molhado;

  • Olhos a lacrimejar;

  • Dentes tortos, partidos ou demasiado grandes;

  • Prostração;

  • Dificuldade em manter-se limpo.

Se o seu coelho apresentar algum destes sinais é recomendável que consulte o mais rápido possível o médico veterinário.

Quer saber mais? Marque uma consulta aqui

Sim. A alimentação correta pode ajudar a prevenir problemas orais. 

Por exemplo, a ração seca para cães e gatos é muito útil para exercitar a mastigação e limpar os dentes de tártaro, além de remover pedaços de comida que possam ter ficado entre os dentes. 

No caso dos coelhos, chinchilas e outros roedores, a alimentação também ajuda a cuidar da dentição, a manter o desgaste dos dentes de crescimento contínuo e a sua limpeza.

Consultas, Exames e tratamentos em casa