ATENDIMENTO 24H (Hospital Veterinário de Torres Vedras): 932 996 364
Chamada para a rede móvel nacional
Proteja o seu animal de estimação contra os parasitas internos e externos e doenças associadas. Na Agrivet, elaboramos um esquema de desparasitação individualizado para garantir a máxima eficácia na proteção de toda a família.
Desparasitação interna
Os parasitas internos dão origem a problemas intestinais, cólicas e diarreias nos animais de estimação, situações que podem levar a quadros clínicos mais graves. A desparasitação interna impede que os parasitas, como ténias e lombrigas, se alojem no interior do organismo do seu animal de estimação. Pode ser feita com recurso a xaropes, comprimidos, pastas e pipetas.
Desparasitação externa
A desparasitação externa protege o animal de parasitas que se alojam ou contactam com a pele e no pelo. Os mais comuns são as pulgas, carraças, piolhos e flebótomos (o vetor da Leishmaniose). A desparasitação externa pode ser feita com recurso a coleira desparasitante, comprimidos e pipetas. Esta proteção garante mais saúde para os animais e para a família.
Consideramos fundamental a multidisciplinaridade para darmos resposta a situações específicas da saúde animal.
Para isso, contamos com profissionais experientes dedicados às seguintes valências:
Veterinário ao Domicílio
O atendimento domiciliário apresenta várias vantagens, tanto para o paciente como para o tutor. Menos stress e maior comodidade são alguns dos benefícios aos quais se somam a economia de tempo e de...
Vacinação
Um plano de vacinação correto e eficaz é fundamental para proteger a saúde do seu animal de estimação e também de toda a família. Na Agrivet, durante a elaboração do protocolo de vacinação, os noss...
Banhos e Tosquias
A higiene ocupa um lugar de destaque nos cuidados a ter com o seu animal de estimação, contribuindo para a manutenção da sua saúde global. Os cuidados de higiene a...
Prestamos os melhores cuidados de Saúde Veterinária Preventiva e Integrada
Saiba mais sobre a Desparasitação de Animais de Estimação e em que situações é indicada.
Veja também alguns conselhos úteis sobre a imunização que vão ajudar a cuidar do seu animal de estimação.
Como funciona a desparasitação?
Quando feita com base num protocolo adequado, a desparasitação é um método eficaz de proteção contra parasitas internos e externos responsáveis por infestações e transmissões de doenças.
Os parasitas internos mais comuns são as lombrigas e as ténias. Estes instalam-se no organismo do animal e podem dar origem a cólicas, vômitos, diarreias e mal-estar geral. Se a infestação perdurar pode conduzir a problemas graves de saúde. Outros parasitas internos estão associados ao desenvolvimento de doenças que podem comprometer a saúde do animal.
Os parasitas externos como piolhos, carraças, pulgas e ácaros, alojam-se no pelo ou na pele do animal. Além do desconforto causado pela comichão, estes parasitas podem dar origem a doenças, como por exemplo a Dermatite Alérgica à Picada de Pulga (DAPP), entre outras. Nos casos mais graves, o pelo começa a apresentar falhas e o animal pode até perder o apetite.
A proteção contra os parasitas internos e externos é feita com com recurso a antiparasitários de uso interno e externo, como pipetas, soluções orais, comprimidos e coleiras desparasitantes.
A desparasitação é indicada para todos os animais de estimação?
Sim. Os cães, gatos, coelhos, roedores, aves e répteis são possíveis hóspedes de parasitas e por isso recomenda-se a desparasitação de todos os animais de estimação.
Contudo, é aconselhável uma avaliação pelo médico veterinário, uma vez que a necessidade e frequência do uso dos antiparasitários diferem de caso para caso.
Além disso, as condições de higiene e limpeza das taças de alimentação, brinquedos do animal, gaiola ou terrário são medidas de prevenção essenciais, assim como, o fornecimento de água limpa e fresca.
Quando é que se deve iniciar a desparasitação externa no cão?
Regra geral, a desparasitação externa no cão deve ter início na 7.ª semana de vida. A duração da proteção é variável, pelo que aconselhamos o contacto com o médico veterinário para avaliar cada caso.
No âmbito da desparasitação externa, existem algumas recomendações específicas: se vive no Algarve ou se vai levar o seu amigo para essa região ou vai de férias, por exemplo, para o Sul de Espanha, nesse caso a Agrivet aconselha a proteção extra para a Dirofilariose e Leishmaniose.
É importante saber junto do médico veterinário quais são os cuidados a ter de acordo com a zona geográfica onde habita ou para onde vai viajar com o seu cão.
Qual é o esquema de desparasitação interna recomendado para o cão?
O esquema de desparasitação interna recomendado para o cão é:
Início aos 15 dias até aos 3 meses - quinzenal;
Dos 3 meses aos 6 meses - mensal;
A partir dos 6 meses - trimestral.
Trata-se de um protocolo base que deve ser sempre ajustado de acordo com o estilo de vida do cão.
Quando é que se deve começar a desparasitação externa nos gatos?
A desparasitação externa nos gatos deve começar a partir das 8 semanas, seguindo depois as indicações de validade da solução.
Contudo, é preciso ter em conta o estilo de vida do felino, se tem acesso à rua ou não, para evitar a administração excessiva de fármacos.
Aconselhe-se com o médico veterinário sobre as necessidades do seu gato em particular.
Qual é o esquema de desparasitação interna recomendado para o gato?
O esquema de desparasitação interno recomendado para o gato é:
Até aos 3 meses - quinzenal;
Dos 3 meses aos 6 meses - mensal;
A partir dos 6 meses - trimestral.
Recordamos que este protocolo de base deve ser ajustado ao estilo de vida de cada gato em particular.
Existem outras formas de proteger os animais de estimação contra os parasitas?
Sim. Apesar da desparasitação ser fundamental para afastar os parasitas, existem cuidados relacionados com a higiene que também ajudam a promover um ambiente saudável para toda a família.
Tais como:
Lavar as mãos com regularidade para impedir a propagação de bactérias, parasitas internos e infecções, sobretudo se existirem crianças na família;
Manter o animal de estimação asseado, limpando-o após as necessidades fisiológicas e o passeio higiénico;
Fazer a limpeza da liteira do gato sempre que for necessário;
Oferecer sempre água limpa e fresca.
Consultas, Exames e tratamentos em casa